NATAL NA LAPÔNIA
Vivencie um Natal inesquecível na terra do Papai Noel.

12 dias / 11 noites

Tromso, Alta, Kirkenes, Inari, Saariselka, Sinetta, Rovaniemi, Santa Claus Village e Ranua

2019: Dez.15 ( Domingo )
NORUEGA : COROA NORUEGUESA
FINLÂNDIA : EURO

Gostou deste roteiro?
Solicite mais informações.
Entre em contato com nossa Central de Reservas

s

ATRAÇÕES:

Descubra a mágica e encantadora Lapônia, conhecida como a "Terra do Papai Noel", com suas impressionantes paisagens e inúmeras belezas; Memorável noite de Natal em Rovaniemi, a capital da Lapônia finlandesa, incluindo deliciosa ceia natalina no hotel; Visita à mágica Santa Claus Village, onde vive o Papai Noel da Lapônia; Emocionante busca à fantástica Aurora Boreal.


1º DIA - DOM (15 DE DEZEMBRO) - TROMSO

Chegada ao aeroporto de Tromso e, ao sair do aeroporto, deve-se se dirigir ao ponto de ônibus da Flybussen (serviço regular/ público de ônibus expresso do aeroporto) e apresentar o voucher para embarque. O ônibus o deixará no centro de Tromso, local onde a maioria dos hotéis estão situados a uma curta distância. Prosseguimento ao hotel de Tromso por conta própria para acomodação por 02 noites (check-in no hotel estará disponível a partir das 15h00). Situada numa ilha bem ao norte do Círculo Polar Ártico, Tromso é uma das principais cidades do norte da Noruega e é a antiga capital do comércio da pesca de baleias. Conhecida como a "Paris do Norte", a cidade é considerada um dos melhores locais para apreciar a Aurora Boreal, fantástico fenômeno natural em que dependendo das condições climáticas, pode aparecer colorindo o céu com suas incríveis luzes, proporcionando um espetáculo mágico e inesquecível!


2º DIA - SEG (16 DE DEZEMBRO) - TROMSO

Pela manhã, saída para visita de aproximadamente 03 horas pela encantadora Tromso passando pelos fabulosos Jardins Botânicos e pelo Museu da Universidade de Tromso, onde é possível descobrir a bela natureza e a fascinante cultura do norte da Noruega. Aqui haverá também a oportunidade de conhecer a rica história e a cultura tradicional do povo Sami, o único povo indígena da Europa. Em seguida, continuação do passeio passando pelo Lago Prestvatn, onde está localizado o Instituto de Meteorologia. Após cruzar a ponte, chegada à magnífica Catedral do Ártico, obra-prima de Jan Inge Hovig que, construída em 1965, abriga um grandioso vitral. Término do passeio com visita à Polaria, centro de experiências sobre o Ártico que abrange diversas espécies de animais marinhos. Término do passeio e retorno ao hotel. Aproximadamente às 18h30, saída em ônibus em direção ao incrível Aurora Camp, acampamento situado a cerca de 25 minutos do centro de Tromso, local onde vivem em torno de 300 cães huskies do Alasca. Após receber todo o equipamento e botas térmicas para se manter confortável e aquecido, visita à este fabuloso acampamento, onde teremos a oportunidade de conhecer a área onde os cães habitam. Na sequência, um jantar leve com o tradicional bacalhau norueguês será servido na aconchegante cabana Gamme-hut (casa turfa). De acordo com as condições do clima, durante o passeio, será possível visualizar a magnífica Aurora Boreal. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR (leve) INCLUÍDOS.


3º DIA - TER (17 DE DEZEMBRO) - TROMSO/ ALTA

Saída em ônibus com destino a Alta (aproximadamente 08 horas de viagem - cerca de 300 km - incluindo dois trechos em ferry), percorrendo belíssimas paisagens do norte da Noruega. No percurso, parada para almoço. Chegada ao hotel de Alta para acomodação por 02 noites. Noite livre para atividades independentes. Para a noite, sugerimos saída rumo a uma fazenda situada nos arredores de Alta para um memorável passeio de trenó puxado por cavalo (passeio opcional não incluído), apreciando as fantásticas paisagens da região e toda a beleza do céu do norte, atravessando as belas florestas ao longo do rio Alta. Dependendo das condições climáticas, há ainda a possibilidade de ver a incrível Aurora Boreal. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.


4º DIA - QUA (18 DE DEZEMBRO) - ALTA

Saída em direção ao prestigiado Museu de Alta, o maior e mais rico museu de gravuras rupestres do norte da Europa, listado Patrimônio Mundial pela UNESCO. As gravuras rupestres contidas neste fabuloso museu possuem de 2.000 a 6.200 anos, e exibem a vida cotidiana de caçadores e pescadores da região. Na sequência, saída em direção à impressionante Catedral Nordlyskatedralen, também chamada de "Catedral da Aurora Boreal", localizada na parte central de Alta. Esta moderna construção possui revestimento externo em titânio e em seu interior há belas obras de arte do artista dinamarquês Peter Brandes. Término do passeio e restante do dia livre para atividades independentes. Para a noite, sugerimos saída em direção à área rural de Alta para visitar o fabuloso complexo turístico Sorrisniva com seu impressionante Igloo Hotel - o hotel de gelo mais ao norte do mundo - e para contemplar, dependendo das condições climáticas, a incomparável Aurora Boreal, em uma região excelente para visualização deste extraordinário fenômeno (passeios opcionais não incluídos). CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.


5º DIA - QUI (19 DE DEZEMBRO) - ALTA/ KIRKENES

Bem cedo pela manhã, saída em ônibus com destino a Kirkenes (aproximadamente 09 horas de viagem - cerca de 465 km), passando por belíssimos cenários da região norte da Lapônia. No caminho, parada para almoço na cidade de Karasjok. Chegada ao hotel de Kirkenes para acomodação por 01 noite. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.


6º DIA - SEX (20 DE DEZEMBRO) - KIRKENES/ INARI/ SAARISELKA

Café da manhã no hotel. Check-out do hotel até às 08h30 e aproximadamente às 09h00, saída para uma inesquecível aventura que é considerada um dos maiores destaques do norte da Noruega: o Safári do Caranguejo Rei. Neste safári, será possível assistir como se pesca o "caranguejo rei", que é encontrado no Mar de Barents e pode chegar a ter 2 metros de diâmetro entre suas garras e até 15 kg. A forma de pesca dependerá do estado do mar, podendo ser feita em barco ou por trenós puxados por motos de neve. Uma vez finalizada a pesca, essa iguaria será preparada e saboreada em um delicioso almoço. Serão fornecidos todos os equipamentos e vestuários necessários para este safári. Na sequência, saída em ônibus de Kirkenes e da Noruega, cruzando a fronteira com a Finlândia até chegar a Inari, cidade situada às margens do impressionante Lago Inari, o segundo maior rio do país. Inari é um centro de grande importância da Lapônia e está localizado em meio a uma paisagem natural única. Aqui, visita ao moderno Centro Cultural Sajos e ao Parlamento Sami. Ao término da visita, continuação da viagem rumo ao pitoresco vilarejo de Saariselka, considerado o centro dos esportes de inverno da Finlândia. Chegada ao hotel de Saariselka para acomodação por 02 noites. Noite livre para atividades independentes. Para a noite, sugerimos passeio opcional (não incluído) de trenó puxado por renas, usufruindo de uma experiência única e memorável. Se as condições climáticas permitirem, durante o passeio, há ainda a possibilidade de se deslumbrar com a Aurora Boreal. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.


7º DIA - SAB (21 DE DEZEMBRO) - SAARISELKA

Pela manhã, saída para um memorável safári de raquetes de neve, em que será possível desfrutar de toda a pureza do ar ártico e da verdadeira sensação de inverno dos bosques do norte. Aventure-se pela neve pura e branca da Lapônia e explore a natureza dos arredores com suas belíssimas paisagens invernais e, no decorrer do passeio, aproveite para descobrir as colinas do Parque Nacional de Urho Kekkonen, situadas próximas a Saariselka. Término do passeio e restante do dia livre para atividades independentes. À noite, para os que ainda desejam desfrutar um pouco mais da neve, sugerimos passeio opcional (não incluído) de moto de neve, admirando toda a grandeza do céu do Ártico e, dependendo das condições do clima, será possível admirar também a fascinante Aurora Boreal. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.


8º DIA - DOM (22 DE DEZEMBRO) - SAARISELKA/ SINETTA

Após o café da manhã, saída em direção a Sinetta, localizada a aproximadamente 25 km da cidade de Rovaniemi. No percurso, visita à uma típica fazenda de renas, em que seremos recepcionados por verdadeiros Samis que irão nos apresentar a cultura indígena e o modo de criação de renas na Lapônia. Aqui, será possível aprender como jogar o Suopunki - o tradicional laço Sami - além de realizar um fantástico passeio de trenó puxado por renas (duas pessoas por trenó). Durante o passeio de trenó, descubra todo o encanto desta tradicional forma de se locomover através da neve, onde o único som que se pode escutar é o leve toque dos sinos das renas. Almoço tradicional servido na fazenda de renas. Na sequência, continuação até Sinetta por entre belas paisagens de inverno. Chegada a Sinetta e prosseguimento para hospedagem por 01 noite em um dos mais impressionantes hotéis da região: o Arctic Snow Hotel, onde nos acomodaremos em um incrível iglu de vidro privativo com vista para o fascinante céu do Ártico. Se as condições climáticas permitirem, enquanto desfrutamos do conforto do iglu, há a possibilidade de contemplar a fantástica Aurora Boreal e as milhares de estrelas a partir de nossa aconchegante cama. À noite, o jantar será servido em uma tradicional cabana de madeira (Kota). Após o jantar, aproveite para relaxar em uma extraordinária sauna de neve (atividade opcional não incluída), toda construída em gelo e neve, em que apenas seus bancos são de madeira. Após a sauna, desfrute de uma incrível jacuzzi ao ar livre (atividade opcional não incluída), sob a magnitude do céu do Ártico, onde dependendo das condições climáticas, a Aurora Boreal poderá aparecer. Para os que desejarem vivenciar uma experiência ainda mais surpreendente, haverá a possibilidade de passar a noite em uma suíte de neve neste incrível hotel (hospedagem opcional não incluída), se acomodando em uma cama esculpida no gelo e em um saco de dormir térmico, com temperatura ambiente de 0 a 5 graus negativos. CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.


9º DIA - SEG (23 DE DEZEMBRO) - SINETTA/ ROVANIEMI

Após o café da manhã, saída em ônibus com destino a Rovaniemi, a maior cidade da Lapônia. Chegada ao hotel de Rovaniemi para acomodação por 03 noites. Restante do dia livre para atividades independentes. Para o período da tarde, sugerimos uma atividade única e incomparável: flutuação no gelo do Ártico (atividade opcional não incluída), em que será possível flutuar em meio a blocos de gelo utilizando um traje de sobrevivência térmico, o qual não permite contato com a água mantendo o corpo sempre seco e protegido. À noite, jantar servido no hotel com o melhor da culinária da região da Lapônia. Caso deseje, poderá finalizar a noite com uma experiência memorável, usufruindo de uma típica sauna finlandesa (incluída). CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.


10º DIA - TER (24 DE DEZEMBRO) - ROVANIEMI/ SANTA CLAUS VILLAGE/ ROVANIEMI

Para começar o dia em uma atmosfera natalina, desfrute de um café da manhã típico escandinavo no hotel. Na sequência, saída para visita a uma das fazendas de cães huskies mais idílicas da região, para desfrutar de um memorável passeio de trenó puxado por huskies. Chegada a fazenda e, após receber as devidas instruções de como conduzir os trenós, haverá passeio de trenó puxado pelos cães huskies (duas pessoas por trenó; condução do trenó por conta própria). Após o passeio, almoço tradicional a base de salsichas grelhadas ao ar livre, no estilo picnic, será servido, acompanhado das famosas panquecas da região. Em seguida, prosseguimento com destino a incrível Aldeia do Papai Noel (Santa Claus Village), onde você poderá usufruir desta atração única incluindo a possibilidade de fazer uma rápida visita ao próprio Papai Noel. Lá, o bom velhinho passa grande parte do tempo trabalhando em seu escritório, no centro da Vila Noel em Rovaniemi. Anualmente, ele recebe, em média, 700 mil cartas de crianças do mundo inteiro. E amparado por uma legião de ajudantes, separa e responde cada mensagem recebida. A vila foi construída há cerca de 60 anos e conta com toda a infraestrutura necessária para receber turistas, como lojas e restaurantes que dividem espaço com o correio central do Papai Noel, o escritório e o SantaMus, um museu dedicado ao "Pai Natal", como o bom velhinho é conhecido por lá. Há ainda fora do complexo o Santa Park, considerado o maior parque natalino do mundo, construído no interior de uma caverna. Término do passeio e retorno ao hotel. Aproximadamente às 18h00, receberemos no hotel a visita do Papai Noel, que distribuirá presentes às crianças. Na sequência, uma deliciosa ceia de Natal será servida no hotel, para celebrar essa data mágica de maneira ainda mais especial. CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO (estilo picnic) E JANTAR INCLUÍDOS.


11º DIA - QUA (25 DE DEZEMBRO) - ROVANIEMI/ RANUA/ ROVANIEMI

Pela manhã, saída em direção ao Ranua Wildlife Park, zoológico situado a 80 km ao sul de Rovaniemi, a aproximadamente 01 hora de ônibus. Fundado em 1983, este incrível parque é especializado em animais do Ártico e da região nórdica, abrigando cerca de 50 espécies de animais. As espaçosas cercas que abrigam os animais estão localizadas em meio a florestas, o habitat natural da maioria deles. Durante passeio por este belo parque, será possível ver diferentes animais, enquanto o guia fornece informações detalhadas sobre os animais, suas particularidades e hábitos e sobre a impressionante natureza ártica. Almoço servido em restaurante do próprio zoológico. Após o almoço, tempo livre de aproximadamente 01 hora para continuar desfrutando das atrações do parque ou para conhecer a loja de souvenirs e a loja onde é vendido o saboroso vinho local, produzido a partir das frutas dos bosques da região. Término do passeio e retorno ao hotel. Restante do dia livre para atividades independentes. No início da noite, um memorável jantar natalino será servido no hotel. CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.


12º DIA - QUI (26 DE DEZEMBRO) - ROVANIEMI

Em horário a ser informado localmente, traslado ao aeroporto e fim dos nossos serviços. Até a próxima viagem! CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

TRASLADOS: Em Tromso, o traslado de chegada (aeroporto/ centro da cidade) será realizado em ônibus da Flybussen - serviço público de ônibus expresso do aeroporto, a compartir com outros passageiros. O desembarque na chegada será realizado no centro da cidade, local onde a maioria dos hotéis estão situados a uma curta distância. O percurso do centro da cidade até o hotel na chegada a Tromso, deverá ser efetuado por conta própria. O transporte de saída em Rovaniemi é válido exclusivamente para o dia de término do tour considerando a hospedagem no hotel previsto. Caso a chegada aconteça dias antes do início do roteiro regular e/ou a saída aconteça depois da data prevista para o término do tour regular, será preciso adquirir os traslados em serviço privativo (custo adicional). Geralmente os serviços de traslado para roteiros regulares não incluem carregadores de malas (maleteiros) e cada viajante fica responsável por carregar suas malas ou contratar os maleteiros diretamente no aeroporto e/ou no hotel.

TRANSPORTES DURANTE O ROTEIRO: O transporte durante o tour poderá ser realizado em van, micro-ônibus ou ônibus, dependendo do número final de inscritos no programa. A Queensberry não tem controle ou responsabilidade pelo número máximo de pessoas que poderão ser confirmadas para compartir a saída. Em alta temporada, alguns roteiros podem ser compartidos com mais de 50 pessoas. No caso de ônibus, o toilet a bordo poderá ter seu uso impedido por questões de higiene e os viajantes deverão utilizar os banheiros disponíveis durante as paradas para visitação. Os veículos contratados consideram que cada passageiro tenha somente uma mala média. Os viajantes que tiverem mais que uma mala, mala mais pesada que o permitido ou mala de tamanho grande deverão despachar as bagagens excedentes por conta própria, pois elas não serão transportadas nos veículos que operam o roteiro.

TAXA DE SOLICITAÇÃO DE RESERVA: Para solicitar a reserva nesse programa específico, o operador local cobra uma taxa obrigatória de € 275,00 por pessoa. Em caso de cancelamento, esta taxa não será reembolsada. O passageiro estará ainda sujeito a outras políticas de cancelamento, que variam de acordo com a antecedência à saída do tour. Uma vez que o tour estiver confirmado, o operador local cobra uma taxa obrigatória de € 75,00 por pessoa para efetuar qualquer alteração. Juntamente com o comprovante de depósito, é necessário enviar os dados completos do viajante. Somente com o comprovante confirmando o depósito e as informações completas do viajante é que a reserva poderá ser solicitada. O pagamento da taxa não implica garantias de que o roteiro será confirmado. Caso não haja disponibilidade na data solicitada inicialmente, o operador local oferecerá a data mais próxima confirmando e ficará a critério do cliente aceitar ou não a data sugerida.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS: As condições climáticas da Lapônia norueguesa e finlandesa podem mudar repentinamente e as rotas poderão ser fechadas pelas autoridades locais. Sendo assim, qualquer itinerário na região poderá ser alterado e/ou incluir entradas sem prévio aviso devido à estas condições extremas do clima. Também devido ao fato de as condições da neve e do gelo serem imprevisíveis durante a temporada de inverno, algumas atividades estão sujeitas à mudanças ou cancelamentos sem prévio aviso. O fantástico fenômeno natural chamado Aurora Boreal, que colore a escuridão dos céus dos países do norte, acontece com maior incidência no início do outono e segue até o início da primavera no Polo Ártico (novembro a abril), quando as noites ficam mais escuras. Entretanto, o fenômeno é regido pelas forças da natureza, depende das condições climáticas e a aparição das luzes é imprevisível (não garantida). A temperatura média no destino neste período é muito variável, podendo chegar até - 30°C. Devido às baixas temperaturas na região durante o inverno, recomenda-se levar roupas quentes para reforçar o isolamento contra o frio, tais como gorro, cachecol, agasalhos impermeáveis, luvas, casacos e etc.

MOTOS DE NEVE: Para realização dos passeios em moto de neve, é obrigatória a apresentação da habilitação nacional definitiva juntamente com a habilitação internacional emitida pelo DETRAN. Os passeios em moto de neve preveem duas pessoas compartindo a moto. Para reservar a moto de neve em uso exclusivo (uma pessoa), haverá cobrança de suplemento - consulte-nos. Por questões de segurança, os passeios em moto de neve não são permitidos para crianças. Consulte a idade mínima no ato da reserva.

INÍCIO DO TOUR / ITINERÁRIO DE VIAGEM: Geralmente a programação de passeios começa no dia seguinte à chegada na cidade (2º dia do roteiro). O local e o horário de saída é informado na noite anterior pelo operador, que entra em contato direto com o passageiro (via telefone ou por meio de carta impressa). Quando há jantar de confraternização/ boas-vindas, ele acontecerá na noite anterior ao início dos passeios e ficará sujeito aos horários do restaurante escolhido pelo operador local. Caso o horário do voo ou alguma outra circunstância impeça a participação do passageiro nesse jantar, não será cabível reembolso. Por motivos de organização e circunstâncias operacionais, a ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações sem prévio aviso. A programação de passeios, horários e visitas são de organização exclusiva do operador local. A Queensberry não participa da organização e logística desses itinerários. As visitas aos atrativos ficarão sujeitas ao horário de funcionamento dos mesmos. Em caso de alterações repentinas ou fechamento de atrações, a programação será ajustada localmente. As entradas e ingressos para os atrativos que não constam como incluídos no itinerário deverão ser pagos localmente. Ingressos para espetáculos/ eventos específicos e com alta demanda, recomendamos adquirir antes da saída do Brasil. Consulte-nos para organizarmos os trâmites de disponibilidade, reserva e pagamento desses ingressos. Passeios extras sugeridos pelo operador no destino deverão ser contratados e pagos localmente. Devido à alta procura e lugares limitados, recomenda-se que os passeios opcionais oferecidos no programa sejam adquiridos antes da saída do Brasil.

CONFIRMAÇÃO DOS HOTÉIS PARA O ROTEIRO: Qualquer um dos hotéis está sujeito à alteração sem prévio aviso. Essa alteração pode ocorrer após a entrega do material de viagem (e nesse caso os clientes serão comunicados, mas não haverá troca de material de viagem). Essa alteração também pode acontecer durante a viagem e os clientes são comunicados pelo próprio operador local. Nenhuma mudança permite reclamação ou solicitação de ressarcimento, mesmo quando o operador ajustar a acomodação para uma categoria inferior à que havia sido informada inicialmente. A escolha dos hotéis utilizados no roteiro é feita única e exclusivamente pelo operador local responsável pela programação. A Queensberry não tem qualquer influência na seleção dos hotéis para o roteiro.

ACOMODAÇÃO: Os apartamentos confirmados pelo operador local serão sempre os quartos "Standard" dos hotéis (exceto em casos específicos). De acordo com o tamanho do grupo confirmado e em caso de necessidade de uso de categorias de acomodação superiores, a determinação será feita à escolha e critério do operador local responsável pelo roteiro, podendo ocorrer que viajantes do mesmo roteiro fiquem em tipos de quartos diferentes. Em alguns casos, poderá haver separação do grupo em subgrupos menores acomodados em hotéis diferentes. Esse procedimento acontece sem que haja conhecimento prévio por parte da Queensberry. APARTAMENTO DUPLO/ TWIN: consiste em uma cama de casal (duplo) ou duas camas separadas (twin), a ser confirmado no momento do check-in (sujeito à disponibilidade). APARTAMENTO TRIPLO: está sujeito à disponibilidade no momento da confirmação da reserva e a nossa recomendação é de não utilizar essa modalidade de acomodação. Tratam-se de quartos com duas camas de solteiro ou uma cama de casal em que é adicionada uma cama extra (sofá cama ou cama de armar). A montagem dessa cama extra no quarto reduz consideravelmente o espaço livre, e consequentemente, o conforto dos hóspedes. APARTAMENTO SINGLE: na maioria dos hotéis, a acomodação destinada para uso individual é em apartamentos menores que os que são utilizados para acomodar duas pessoas. CRIANÇAS COMPARTINDO: máximo permitido de 01 criança de 07 a 12 anos incompletos por apartamento compartilhando com 02 adultos pagantes. A acomodação da criança será realizada em cama extra (sofá cama ou cama de armar) no mesmo apartamento duplo. Cama extra sujeita à disponibilidade e em alguns casos poderá haver cobrança de suplemento. Em função da natureza do tour, das distâncias percorridas e das atividades realizadas, não são permitidas crianças menores de 07 anos no tour. Para crianças de 07 a 12 anos incompletos, consulte tarifa diferenciada para acomodação em cama extra (sofá cama ou cama de armar), compartindo apartamento duplo com 02 adultos pagantes. IGLUS: a acomodação em iglus é somente para que os hóspedes tenham a possibilidade de experimentar a incrível sensação e aventura de dormir em um iglu. Os iglus são pequenos e não possuem local para banho, somente "lavabo". Geralmente o local para banho fica localizado próximo aos iglus. Devido ao tamanho, a bagagem deve ser deixada no edifício principal, que também fica localizado próximo ao iglu. Neste tipo de acomodação, recomenda-se levar apenas o necessário para passar a noite.

REFEIÇÕES: Quando incluídas no roteiro, não contemplam bebidas (exceto quando mencionado) e gorjetas, que deverão ser pagas à parte, de acordo com o consumo. Devido ao sistema de operação dos tours regulares, alguns hotéis e restaurantes determinam um menu específico para os participantes da saída. Pode ocorrer também de serem reservados espaços separados ou lugares específicos no hotel/ restaurante para servir as refeições do grupo. Os locais informados para as refeições estão sujeitos à alterações sem prévio aviso.

PREÇOS FINAIS: As tarifas estão sujeitas à variação cambial, à disponibilidade dos hotéis e à alterações sem prévio aviso. Assim, os valores poderão sofrer reajustes de acordo com o período da viagem e serão reconfirmados no ato da reserva.

TAXAS E IMPOSTOS: Os preços informados não incluem taxa de permanência nas cidades. Esta taxa varia de hotel para hotel e de cidade para cidade, e deverá ser paga diretamente no destino. Países isentos do imposto sobre remessa ao exterior (IRRF) de 6%.


O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE UM TOUR REGULAR:

O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE UM TOUR REGULAR O presente roteiro trata-se de um tour regular. Essa definição significa que, na data contratada para o início do itinerário no destino internacional, outras pessoas irão se reunir e formar um 'grupo' para realização do programa previsto. As pessoas que compõem o grupo podem ser de diversas nacionalidades e faixa etária, pois não temos qualquer controle sobre a adesão e administração desses roteiros localmente. Durante o trajeto pode acontecer a adesão de outros passageiros, e essa dinâmica é conhecida exclusivamente pelo operador local no destino e a Queensberry não é previamente informada sobre a quantidade de pessoas que participarão daquela excursão. O horário e local de saída do roteiro é determinado previamente e pode ser diferente do local de hospedagem. Em alguns desses casos, o deslocamento até o ponto de saída do grupo é feito desacompanhado, por conta própria. A dinâmica de operação desse tipo de viagem é bem mais restritiva, geralmente os atrasos por parte dos passageiros não são tolerados pelo operador local. O não comparecimento no horário e local estabelecido pode implicar na perda da programação. Vale ressaltar que, geralmente, o transporte dos passageiros nesse tipo de itinerário é feito em ônibus de excursão. O idioma falado pelo guia local pode variar, e a informação atualizada será mencionada na confirmação da viagem ou na véspera da saída do grupo. Os hotéis mencionados em cada cidade servem apenas como referência. Dependendo do número de pessoas que compõem o grupo e do número de quartos necessários para acomodação, pode haver mudança de hotel ou até mesmo a separação do grupo em subgrupos acomodados em diferentes hotéis da cidade. A Queensberry não tem qualquer influência ou autonomia para a escolha desses hotéis e não poderá ser responsabilizada pelas mudanças propostas pelo operador local. Essas mudanças e adequações de hotelaria podem acontecer, inclusive, durante a viagem. Em alguns países, existe grande oferta de prestadores de serviço (operadores locais) e nesses casos sempre optamos por trabalhar com os melhores disponíveis. Para outros países, entretanto, a oferta é escassa e há casos em que apenas um prestador de serviço oferece esse tipo de roteiro regular naquele país/ destino. Independente da oferta de operadores no destino, não é possível estabelecer nenhum parâmetro de comparação entre roteiros regulares e viagens personalizadas - ou seja: o grande atrativo de uma saída compartida (tour regular) é o fato de que os preços são atraentes, pois seus custos são 'rateados' entre um grande número de pessoas. A Queensberry opera como intermediária dessas viagens e não pode se responsabilizar por eventuais situações inerentes a esse tipo de roteiro, uma vez que nem mesmo o melhor operador local de tour regular oferece o padrão de qualidade que encontramos quando podemos selecionar o prestador de serviços de viagem em um roteiro privativo. Dessa forma, sugerimos que verifique se esse é o tipo de roteiro que está buscando quando planeja sua viagem de férias. Caso prefira uma saída desenhada especialmente para sua viagem, utilizando carro exclusivo, guia dedicado e roteiro personalizado, a opção é contratar um 'Roteiro Privativo'. Essa é a modalidade na qual a Queensberry se especializou ao longo dos anos e para a qual já ganhou diversos prêmios pela ênfase constante na Qualidade dos produtos que oferece. Somos especialistas em itinerários desenhados especificamente para os interesses e expectativas de cada passageiro.


CLASSIFICAÇÃO DOS TOURS:

Para garantir que os seus passageiros sejam prevenidos sobre o nível de qualidade que encontrarão ao iniciarem o seu tour regular, nós os dividimos nas categorias "Q", "QQ" e "QQQ", em que cada "Q" significa o nível de Qualidade de cada tour. Q - Operadora profissional e confiável com ênfase em volume e não em atendimento personalizado. QQ - Operadora profissional e confiável que consegue manter um bom serviço e atendimento personalizado. QQQ - Operadora conhecida pela alta qualidade do seu atendimento com guias normalmente de primeira linha.


REFEIÇÕES INCLUÍDAS:

Café da manhã diariamente; 06 almoços (exceto bebidas), conforme especificados no roteiro; 05 jantares (exceto bebidas), conforme especificados no roteiro.


SERVIÇOS INCLUÍDOS:

10 noites de hospedagem nos hotéis previstos ou similares; 01 noite de hospedagem em um iglu de vidro conforme condições mencionadas no programa; Traslado de chegada (aeroporto/ centro da cidade) em ônibus da Flybussen (público) em Tromso, conforme especificado no roteiro, em serviço a compartir com demais passageiros; Traslado de saída (hotel/ aeroporto) em Rovaniemi conforme especificado no roteiro, em serviço a compartir com demais passageiros; Transporte durante o tour em van, micro-ônibus ou ônibus, dependendo do número final de participantes no programa, em serviço a compartir com demais passageiros; Visitas conforme especificadas no roteiro em serviço a compartir com demais participantes; Acompanhamento de guia bilíngue (inglês/ espanhol) do 2º ao 12º dia do programa.


SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS:

Bilhetes aéreos internacionais (consulte-nos sobre as melhores tarifas); Taxas de embarque nos aeroportos; Taxas de permanência nas cidades (a serem pagas diretamente nos hotéis); Despesas com documentação e vistos consulares; Entradas não mencionadas como incluídas; Passeios opcionais; Refeições não mencionadas como incluídas; Bebidas durante as refeições; Carregadores de malas nos hotéis, portos, estações de trem e aeroportos; Extras de caráter pessoal (bebida, lavanderia, telefone, etc.); A tradicional gorjeta ao guia e/ou motorista, carregadores de malas, camareiras e etc., a critério de cada passageiro; Seguro viagem; Qualquer serviço não mencionado em "Serviços incluídos".


VISTOS ( PARA PORTADORES DE PASSAPORTE BRASILEIRO):

Para a Noruega e a Finlândia vistos não são necessários para portadores de passaporte brasileiro, que deve possuir validade mínima de seis meses e duas folhas em branco para o controle de imigração. Passageiros estrangeiros devem consultar diretamente o Consulado ou Embaixada do país a ser visitado.


VACINAS:

Alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela, consulte diretamente o(s) Consulado(s) ou Embaixada(s) do(s) país(es) a ser(em) visitado(s) para obter a informação de que será necessário ou não o certificado de vacina contra febre amarela que deverá ser tomada com pelo menos 11 dias de antecedência da data do embarque. Levando em conta que estas regras mudam, às vezes, sem aviso prévio, recomendamos a todos manter sempre seu certificado em dia e levá-lo junto com o passaporte. Consulte a documentação exigida com o consulado ou embaixada do(s) destino(s) de sua viagem.