GBM - Grupos Brasileiros no Mundo

ARTES, CORES E SABORES

Da Toscana e da Emília-Romagna. ( SLOW TOSCANA )
18 dias / 15 noites
Milão, Parma, Langhirano, Modena, Maranello, Bologna, Florença, Pisa , Lucca, San Gimignano, Castello di Poppiano, Greve in Chinti, Castellina in Chianti, Siena, Pienza, Montalcino, Orvieto e Roma
2020: Junho 11; Julho 16; Setembro 03

ABERTURA:

ESTA VIAGEM DESPERTA TODOS OS NOSSOS SENTIDOS. Uma verdadeira pintura, onde os traços e as cores são definidos conforme ficamos extasiados diante das belas paisagens, obras de arte impressionantes e monumentos arquitetônicos sem igual. Descobrindo sabores da rica culinária e nobres vinhos, envoltos em atmosfera inebriante de cidades encantadoras.

SÍNTESE DO ROTEIRO:

2 noites em Milão, a belíssima capital italiana da moda.

2 noites na aristocrática Parma.

5 noites na artística Florença, centro da Renascença Italiana.

3 noites em Siena, no coração da Toscana e partida para os charmosos vilarejos.

3 noites em Roma, a eterna cidade de esplêndidos monumentos.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA:

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 18º dia no desembarque no Brasil.

Voos internacionais já incluídos.

Hospedagem em hotéis de categoria primeira, primeira superior e luxo conforme descrito no programa.

Serviço de maleteiros na chegada e saída nos hotéis (1 mala por pessoa).

15 cafés da manhã tipo buffet + 8 refeições ao longo do roteiro.

Acompanhamento de guia local especialista em idioma português ou espanhol durante as visitas e passeios previstos.

ATRAÇÕES:

A sofisticada Milão, cidade de beleza ímpar e rica em atrações.

Parma, sinônimo de arte, finos sabores e muita cultura com visita à Langhirano, a terra do Prosciutto di Parma; Maranello, a sede da Ferrari; a medieval Modena; e a gastronômica Bologna, a capital da Emilia-Romagna.

No coração da Toscana Florença, com sua grande diversidade de atrativos e Siena, nossa porta para uma viagem completa pela mais bucólica e arrebatadora região da Itália, percorrendo lindas paisagens de colinas cenográficas, culinária farta, provando de seus excelentes vinhos e vilarejos de pedra ricos em arte e história. Montalcino cenários de incomparável beleza, a fantástica Pienza, a bela e medieval Siena e San Gimignano, cidade das belas torres.

Conheceremos a cidade amuralhada de Lucca, e a eterna Pisa, com sua famosa torre inclinada.

Visitando Greve in Chianti e Castellina in Chianti , na famosa e charmosa região vinícola Chiantigiana e ainda a medieval Orvieto.

Finalizando em Roma, a cidade onde história, arte e cultura se fazem presentes a todo momento e em cada detalhe.

INGRESSOS INCLUÍDOS:

Milão: Duomo e Teatro Alla Scala; Casa Attelani.

Parma: Duomo; Museu Prosciutto.

Maranello: Museu Ferrari.

Pisa: Batistério e Duomo.

Lucca: Palácio Pfanner.

Siena: Duomo.

Florença: Galleria Uffizi; Igreja Santa Croce.

Orvieto: Duomo.

Chianti; San Gimignano; Montalcino;

Orvieto: Degustações.

Roma: Basílica de São Clemente.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre.

1º dia – Qui. – BRASIL/ MILÃO

Assistência da nossa equipe no aeroporto internacional de São Paulo para embarque em voo com conexão em Roma ou Frankfurt e destino a Milão.

2º dia – Sex. – MILÃO

Chegada a Milão, capital da moda italiana. Recepção e traslado ao Starhotel Rosa Grand ou similar. Restante do dia livre. Esta bela cidade fundada pelos romanos em 220 a.C. é a capital da rica região da Lombardia. Aproveite sentir a elegante atmosfera ao caminhar por suas ruas e visitar a sofisticada Galeria Vittorio Emmanuele.

3º dia – Sáb. – MILÃO

A cidade esbanja requinte e elegância, chamada na antiguidade de Mediolanum, havia no local uma cidade celta desde 600 a.C.. Veremos suas tradicionais atrações, que ainda segue encantando, como: o Duomo, uma das maiores igrejas góticas do mundo e que levou cerca de seis séculos para ser concluída e o Teatro alla Scala, inaugurado em 1778, um dos mais prestigiados do mundo. Faremos um passeio à Milão Renascentista ao visitar a Casa Atellani com o vinhedo de Da Vinci, cujas origens remontam ao século XV, quando o Duque de Milão chamou o artista para pintar o famoso afresco A Última Ceia. E para finalizar, nada mais evocativo que um copo de vinho e brindar na vinha de Leonardo. Restante do dia livre. Milão se destaca pelo espírito criativo e fashion, fazendo da cidade um centro de peregrinação para os amantes da moda e design . Aproveite para passear pelas charmosas ruas do quadrilátero da moda, nesta região estão dezenas de lojas das mais reconhecidas e admiradas grifes do mundo.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º dia – Dom. – MILÃO/ LANGHIRANO/ PARMA

Saída em direção à região da Emilia-Romagna, berço de produtos famosos como o queijo parmesão e o presunto de Parma. Pela Rota do Vinho e do Sol, chegaremos ao vilarejo de Langhirano para visitar o Museu do Prosciutto, seguido de um almoço estilo degustação, o nosso primeiro contato com a deliciosa gastronomia da região. Em seguida, partida em direção a Parma, cidade sinônimo de arte, finos sabores e muita cultura. Dividida em duas partes pelo Rio Parma, as pontes lhe dão um charme todo especial. Em nossa visita veremos de uma lado o aspecto moderno, e do outro, o centro histórico que abriga o Palazzo della Pilotta, que revela elegante arquitetura, com destaque para o Teatro Farnese, monumental estrutura em estilo barroco inteiramente construído em madeira. Caminhando, chegaremos a Piazza del Duomo, onde está sua imponente catedral, uma verdadeira obra-prima arquitetônica da Idade Média. Após, traslado ao Grand Hotel de La Ville ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO DEGUSTAÇÃO INCLUÍDOS.

5º dia – Seg. – PARMA/ MODENA/ MARANELLO/ PARMA

Hoje, vamos explorar um pouco mais a Emília-Romagna. Pela manhã, seguiremos viagem até a cidade de Modena, terra natal de Pavarotti. Em seguida, faremos uma caminhada apreciando o centro histórico e seus monumentos. Destaque para o Duomo, um dos mais grandiosos edifícios no estilo românico e a Torre Ghirlandina. Seguiremos até Maranello, cidade em que está instalada a fábrica da luxuosa Ferrari. Faremos uma visita à Galleria Ferrari, onde está em exposição parte da história dessa marca, assim como seus carros. Almoço em restaurante local. Logo após, retornaremos a Parma. Fim da tarde e noite livres. Aproveite para passear, além das maravilhosas praças, há muitos parques e jardins e o charme se completa com lojas elegantes, opções de bons restaurantes e bares estilosos.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

6º dia – Ter. – PARMA/ BOLONHA/ FLORENÇA

Partida em direção a Toscana, lugar de colina cenográficas, culinária farta, vinhos excelentes e vilarejos ricos de arte e história. Durante nosso trajeto, conheceremos Bolonha e seu maravilhoso complexo de prédios e belas ruas com pórticos e palácios medievais. Veremos a Piazza Maggiore, Fontana de Netuno e a Piazza Cavour. Tempo livre para desfrutar deste conjunto de belezas arquitetônicas. Prosseguindo viagem, chegaremos a Florença. centro da Renascença e uma das mais belas cidades do mundo. Hospedagem no Hotel Cerretani ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

7º dia – Qua. – FLORENÇA

A capital da Toscana, é também a capital da arte italiana, aqui nasceu o Renascimento. Em nosso city tour caminharemos por suas bem preservadas ruas impregnadas de história e veremos importantes atrações, como: a Piazza della Signoria; o Palazzo Vecchio com sua imponente torre; o magnífico Duomo com seus mármores multicoloridos e a torre do Campanário; o Batistério onde vemos a Porta do Paraíso, obra em bronze e a Ponte Vecchio, a mais antiga ponte sobre o rio Arno, um dos símbolos da cidade. Visitaremos a Igreja de Santa Croce, rica em obras de arte e considerada o Panteão de Florença por abrigar os túmulos de Maquiavel, Galileu, Michelangelo, Boscolo e Rossini. Visitaremos ainda a Galleria degli Uffizi, um dos mais renomados e antigos museus de arte, inaugurado em 1560, abriga o mais importante acervo de pinturas renascentistas do mundo. Restante do dia livre. À noite, sugerimos caminhar pelo centro histórico iluminado.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

8º dia – Qui. – FLORENÇA/ PISA/ LUCCA/ FLORENÇA

Pela manhã, saída para Pisa, que foi uma das mais poderosas cidades medievais italianas. Durante nosso passeio, apreciaremos obras impressionantes como o Duomo, o Batistério, e ainda a conhecida Torre de Pisa. Conheceremos também Lucca, cidade monumental ainda rodeada pelas imponentes muralhas que protegem tesouros maravilhosos e que abriga a casa de Giacomo Puccini, autor das famosas óperas como Tosca, La Bohème entre outras. As suas ruelas passam por escuras construções medievais, abrindo-se de repente para revelar igrejas e praças, como a ampla Piazza del Anfiteatro, que segue o desenho do velho anfiteatro romano. O monumental centro histórico permaneceu intacto e ainda reflete seu plano urbanístico original. Visita ao Palácio Pfanner, datado de 1667, e com belos jardins. Após almoço em restaurante local, retorno ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDO.

9º dia – Sex. – FLORENÇA/ SAN GIMIGNANO/ CASTELLO DI POPPIANO/ FLORENÇA

Uma viagem pela Toscana, é descobrir um mundo de encantamento. Partida em direção a San Gimignano, terra das belas torres, tombada pela Unesco como Patrimônio Arquitetônico da Humanidade. Caminharemos pela Via San Giovanni até a Piazza della Cisterna, marco do centro da cidade antiga. Na Piazza del Duomo avistaremos o Palazzo del Popolo, o Museu Cívico e o Palazzo Vecchio del Podestá. Tempo livre à disposição. Após, seguiremos para uma tradicional propriedade, onde teremos o almoço. Em seguida, partida em direção ao Castello di Poppiano, edifício medieval imponente cercado de muralhas construídas no século XII. Visita com degustação ao final. Retorno à Florença e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

10º dia – Sáb – FLORENÇA

Dia livre para você desfrutar da cidade, que se tornou o centro da cultura europeia. São muitos museus, galerias de arte, monumentos expostos na rua que a tornam um verdadeiro museu a céu aberto. Se desejar ir de compras, encontrará desde as pequenas lojas de artesanato às grandes marcas internacionais.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

11º dia – Dom. – FLORENÇA/ GREVE IN CHIANTI/ CASTELLINA IN CHIANTI/ SIENA

O tour na Toscana nos levará a lugares de muito charme. Vamos percorrer a Chiantigiana, a bela estrada de Florença a Siena, que atravessa Chianti, a terra do vinho clássico. A primeira parada será na pequenina Greve in Chianti, cuja principal atração desde a Idade Média é sua praça em forma quase triangular e com pórticos em todo o seu entorno. Hoje, sob as arcadas da praça, estão muitas lojas de artesãos. À continuando, visitaremos a charmosíssima Castellina in Chianti, suas antigas origens remontam à Idade do Bronze e aos Etruscos. Entre seus monumentos se destaca a La Rocca, uma torre do século XIV, o Palácio Squarcialupi e o Palácio Banciardi. Após almoço em restaurante local, tempo livre a disposição para percorrer suas ruelas e apreciar o comércio local. Após, partida em direção a Siena. Chegada e acomodação no Grand Hotel Continental ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

12º dia – Seg. – SIENA

Siena proporciona encantadores refúgios e monumentos arquitetônicos sem igual. Nosso tour nos levará as ruelas decoradas pelos estandartes do Palio e chegaremos a mais bela praça da cidade: a Piazza del Campo. Nela estão: o Palazzo Público, construído no séc. XIV, a Torre do Sino e a Fonte Gaia. Veremos também a catedral, com sua fachada principal em estilo românico-gótico. Restante do dia livre nesta interessante e bela cidade. Aproveite para admirar suas majestosas muralhas e percorrer suas antigas e tortuosas ruas cheias de mistérios e de encanto. À noite, a cidade iluminada convida para um passeio.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

13º dia – Ter. – SIENA/ PIENZA/ MONTALCINO/ SIENA

Viajar pela Toscana é percorrer lindas paisagens, conhecer vilarejos medievais feitos de pedra e se deliciar com os produtos locais. Apreciando as paisagens rurais e charmosas vilas no topo das colinas verdejantes chegaremos a Pienza, fascinante cidadezinha que se tornou um modelo urbanístico durante o Renascimento. Chamada de “Cidade Ideal”, faz parte da lista de patrimônio da Unesco desde 1996. Aqui vamos degustar uma especialidade local, o queijo pecorino. Tempo para apreciar a cidade e após vamos a Montalcino, um borgo pitoresco imerso na paisagem deslumbrante do Val d’Orcia e onde produzem um dos melhores exemplares de vinhos tintos – o Brunello di Montalcino. Apreciaremos seu centro histórico dominado pela antiga fortaleza, chamada de Rocca, erguida em 1361 e seguiremos ao Castello Banfi il Borgo para desfrutar de uma experiência toscana sem igual, provar o prestigiado vinho em seu lugar de origem, desfrutando das vistas deslumbrantes sobre o vale. Sem dúvida, uma lugar singular para encerrar as visitas do dia.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º dia – Qua. – SIENA/ ORVIETO/ ROMA

Saída pela manhã em direção a Roma, mas antes vamos conhecer a medieval Orvieto, na região da Umbria. Construída no topo de um rochedo, a mais de 300 metros de altura, foi a última cidade etrusca a cair sob o domínio romano. Avistaremos belas atrações como a Fortezza Albornoz e Porta Rocca, mas sem dúvida o Duomo é o seu ex libris, uma das mais lindas igrejas da Itália, em estilo gótico-românico, sua construção teve início em 1290 e levou 3 séculos para ser finalizada, está repleta de detalhes, mosaicos dourados, pedra escura de basalto e mármore branco e rosa. Após, vamos descobrir o famoso vinho de Orvieto, seguiremos até uma de suas renomadas vinícolas, onde um almoço e degustação nos esperam. Em seguida, continuação da viagem a Roma. Chegada e acomodação no Hotel Rose Garden ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

15º dia – Qui. – ROMA

A monumental e encantadora Roma nunca para de surpreender, a cidade é como um museu em mostras constantes, a cada dia surge uma nova área a ser desvendada. Começamos com tour panorâmico admirando toda a glória da Roma Antiga, onde veremos o grandioso Coliseu e apreciaremos as vistas inesquecíveis do Fórum e a Colina do Palatino. Seguiremos para a Igreja de Santa Maria della Concezione para descobrir a Cripta dos Capuchinhos. Seguindo em nossa visita, veremos a capela inteiramente feita de ossos humanos, criada pelos monges Capuchinhos. Finalizaremos com a Basílica de São Clemente, é descomunal e sem igual, formada por três edifícios do século XII, construídos uns sobre os outros. Poderemos observar os distintos momentos da história de Roma nesse grandioso edifício. Vamos admirar ainda afrescos da Renascença e do século XI, assim como um lindo mosaico.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

16º dia – Sex. – ROMA

Dia livre nesta cidade de beleza soberana espalhada por sete colinas e cortada pelo rio Tibre. Aproveite para conhecer ou revisitar vários tesouros que Roma oferece: as praças e as fontes, a alegre Via Veneto e seus charmosos cafés, a Via Condotti com seu sofisticado comércio, e não deixando de mencionar o magnífico Vaticano. Atrações não faltam!
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

17º dia – Sáb. – ROMA/ BRASIL

É chegada a hora da despedida. Aproveite seus momentos nesta fascinante cidade. Ao final da tarde, traslado ao aeroporto e embarque em voo direto ou com conexão em Munique e destino ao Brasil.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

18º dia – Dom. – BRASIL

Chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Até uma próxima viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS:

Passagem aérea em classe econômica, desde São Paulo.

Acomodação nos hotéis previstos ou similares de categoria luxo, primeira superior e primeira, ocupando apartamentos duplos com banheiro privativo, com taxas incluídas.

Café da manhã tipo Buffet diariamente, exceto quando indicado o contrário nos itinerários respectivos.

Refeições especificadas em cada programa, sendo normalmente do tipo “Table D’Hote” - menu fixo.

Visitas em ônibus privativos com guias locais falando português ou espanhol ou eventualmente em inglês.

Traslados dos aeroportos aos hotéis (e vv.) em ônibus privativo, mini-ônibus ou van, com assistência de guias locais falando português ou espanhol, ou eventualmente falando inglês.

Gorjetas aos guias locais e carregadores nos hotéis (uma mala por pessoa).

Franquia de bagagem aérea: os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas nos programas. A Anac e as cias. aéreas podem alterar as regras sem aviso prévio, sendo assim solicitamos consultar-nos informações detalhadas no ato da reserva.

Cartão de Seguro e Assistência Internacional - April Plano Internacional Mundial.

Guia profissional acompanhante, falando português durante toda a viagem (mínimo de 15 passageiros).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS:

Taxas de embarque nos aeroportos e portos. (Ver custo na tabela de preços).

Refeições não mencionadas como incluídas.

Bebidas e outras despesas de caráter pessoal.

Passeios opcionais.

Gorjetas para carregadores de malas que excedam a um volume por pessoa.

Gastos com passaportes e vistos.

Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo.

A tradicional gorjeta (não obrigatória) ao guia permanente no final da viagem.

PARTE AÉREA PREVISTA:

Cias. Aéreas: Alitália, Lufthansa e outras congêneres.
Inscreva-se no plano de milhagens.
1. São Paulo/ Roma ou Frankfurt/ Milão
2. Roma/ Munique/ São Paulo

Os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas no programa. Solicite informações detalhadas no ato da reserva.

GARANTA SUA RESERVA AÉREA SEM DESGASTES:

Inscreva-se na excursão com antecedência mínima de 90 dias para garantir o seu lugar na viagem com tranquilidade.

GUIA BRASILEIRO:

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 18º dia no desembarque no Brasil.

CARTÃO DE SEGURO E ASSISTÊNCIA:

Cobertura Trip Protector + Cartão de Seguro April.

VISTOS (para portadores de passaporte brasileiro):

Nenhum.

Passaporte Brasileiro: Validade mínima de 6 meses e mínimo de três páginas em branco para os carimbos de controle de imigração.

VACINAS:

Nenhuma.
Embora o Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela não seja exigido, deve-se levar em conta que estas regras mudam sem aviso prévio. Recomendamos a todos manter seu certificado em dia e levá-lo junto com o passaporte. O certificado deverá ser emitido no mínimo de até 11 dias antes do embarque. Consulte seu despachante.