GBM - Grupos Brasileiros no Mundo

KOSOVO, ALBÂNIA, MACEDÔNIA E GRÉCIA

O Melhor da Península Balcânica ( ALGREM 21 )
21 dias / 18 noites
Pristina, Monastério Visoki Decani, Prizren, Kruje, Tirana, São Naum, Ohrid, Skopje, Thessaloník, Vergina, Kalambaka, Meteora, Delfos, Arachova e Atenas.
2022: Mai.07, Jul.09, Set.10
ATHENS KALAMBAKA DELFOS OHRID THESSALONIKI SKOPJE TIRANA

ABERTURA

UMA VIAGEM SINGULAR, CONHECENDO UMA EUROPA AINDA POUCO EXPLORADA e que reserva aos seus visitantes experiências únicas ao percorrer cidades e vilarejos em que o tempo parece não ter passado. Kosovo, Albânia e Macedônia guardam gratas surpresas. Tudo isso coroado com o norte da Grécia, uma terra de mitos e lendas que vão muito além do imaginário. Você se surpreenderá!

SÍNTESE DO ROTEIRO

• 2 noites em Pristina, a surpreendente capital do Kosovo.
• 2 noites na charmosa Prizren, nas encostas das montanhas Sharr.
• 2 noites em Tirana, a enigmática capital da Albânia.
• 2 noites em Ohrid, às margens de seu belo lago.
• 2 noites em Skopje, a esfuziante capital da República da Macedônia.
• 2 noites na festeira cidade de Thessaloniki, capital da Macedônia Grega.
• 2 noites em Kalambaka, aos pés dos impressionantes penhascos de Meteora.
• 1 noite em Delfos, onde está o mais influente oráculo na Antiguidade.
• 3 noites na esplêndida Atenas, berço da civilização ocidental.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

• Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 21º dia no desembarque no Brasil.
• Voos internacionais já incluídos.
• Hospedagem em hotéis de primeira categoria e primeira superior conforme descrito no programa.
• Serviço de maleteiros na chegada e saída nos hotéis (1 mala por pessoa).
• 18 cafés da manhã tipo buffet + 9 refeições ao longo do roteiro.
• Passeios com acompanhamento de guia local especialista em idioma português ou espanhol.

ATRAÇÕES

• O melhor do Kosovo, com a capital Pristina e a cultural Prizren.
• A surpreendente Albânia, visitando a capital Tirana e a valente Krüje.
• A peculiar República da Macedônia, com toda a beleza singela de Ohrid, às margens de seu belo lago e Skopje, a sua esfuziante capital.
• A Grécia em todo seu esplendor, vivenciando a animada Thessaloniki e Kalambaka, com visitas aos surpreendentes mosteiros de Meteora e ao impressionante túmulo do Rei Felipe II, pai do Alexandre o Grande.
• A charmosa Arachova e ainda o enigmático oráculo de Delfos.
• Finalizando com a sempre esplêndida Atenas: cidade antiga e moderna, com a incomparável Acrópole, seus belos monumentos e suas vibrantes ruas.

INGRESSOS INCLUÍDOS

• Kosovo: Mosteiro Gracanica; Mosteiro Visoki Decani.
• Krüje: Museu Skenderbeg.
• Tirana: Museu Nacional.
• Ohrid: Igreja São Naum e Santa Sofia.
• Skopje: Igreja San Salvador e casa Madre Teresa.
• Thessaloníki: Museu Arqueológico.
• Vergina: Visita ao Túmulo do Rei Felipe II.
• Meteora: Visitas a dois monastérios.
• Delfos: Oráculo de Delfos.
• Atenas: Acrópole.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre.

Como alguns dos países visitados viveram anos de isolamento, os hotéis, transporte e infraestrutura podem não alcançar às suas expectativas, e especialmente a qualidade dos hotéis nesses países não corresponde à qualidade de hotéis de outros países europeus mais desenvolvidos. A cada ano, os governantes locais investem para melhorar o setor hoteleiro e turístico. Diante disso, precisamos aceitar as eventualidades e junto à confirmação de reserva, acompanhará o nosso formulário para destinos com infraestrutura precária, no qual o participante deverá ler e assinar, tendo ciência das informações.

1º dia – Sáb. – BRASIL

Assistência da nossa equipe no Aeroporto Internacional de São Paulo para embarque em voo com conexão em Zurique e destino a Pristina.

2º dia – Dom. – ZURIQUE/ PRISTINA

Chegada a Zurique. Acomodação em estilo day use no Hotel Radisson Blu Airport ou similar. Em horário apropriado apresentação para embarque em voo com destino a Pristina. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Swiss Diamond para jantar e acomodação.
JANTAR INCLUÍDO.

3º dia – Seg. – PRISTINA

Pela manhã, saída para visitar a surpreendente capital do Kosovo. Passaremos pela Catedral consagrada à Madre Teresa de Calcutá, a santa albanesa canonizada em 2016. Passearemos por seu boulevard, hoje é a área peatonal mais importante de Pristina. Passaremos ainda pela Torre do Relógio, o monumento Newborn, uma escultura inaugurada em 2008 quando o Kosovo se autoproclamou independente da Sérvia. Apreciaremos o original edifício da Biblioteca Nacional, obra do arquiteto Andrija Mutnjakovic. Passaremos ainda pelas Mesquitas Fatih e Carshia, prédio mais antigo da cidade e iremos ao Mosteiro de Gracanica, um extraordinário mosteiro ortodoxo e um dos quatro monumentos classificados pela Unesco no Kosovo. Ao final, retorno ao hotel e restante do dia livre. Aproveite para ir a um dos variados cafés e observar o cotidiano local.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

4º dia – Ter. – PRISTINA/ MONASTÉRIO VISOKI DECANI/ PRIZREN

Saída em direção ao Monastério Visoki Decani, uma das mais importantes construções do século XIV e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco por seus afrescos do chamado renascimento paleólogo na pintura bizantina. Continuação da viagem e parada em Djakovica para almoço em restaurante local, e após, partida em direção a Prizren. Chegada e acomodação no Hotel Premium Park ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

5º dia – Qua. – PRIZREN

Principal destino turístico do país e situada nas encostas das montanhas Sharr, a charmosa Prizren é a capital cultural do país. Em nosso city tour vamos descobrir através de suas antigas construções, a história da cidade ao longo dos séculos, inclusive durante os domínios sérvio e otomano. Apreciaremos mesquitas do século XV e igrejas ortodoxas sérvias medievais. À beira do rio Bistrica, veremos muitos bares e restaurantes e a Ponte Otomana, toda feita em pedra no século XV. Ao final das visitas, retorno ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

6º dia – Qui. – PRIZREN/ KRÜJE/ TIRANA

Partida em direção a Albânia, um pequeno país onde a natureza virgem e os mistérios culturais se uniram para criar um lugar único. Durante a 1ª Guerra Mundial, o país se transformou em um campo de batalha. Ficou submisso ao poder de Mussolini e Hitler, e por cerca de 50 anos, sob o regime stalinista de Enver Hoxha, ficando isolado da comunidade internacional até 1992. Atualmente, o país passa por grandes transformações e recebe a todos com hospitalidade e alegria. Chegada à Krüje, um bastião de resistência contra os Otomanos no século XV. Visita ao Museu Gjergj Kastriot, situado no interior das muralhas do castelo e o tradicional mercado, que faz a alegria dos turistas. Almoço em restaurante local e após continuação até Tirana, a capital albanesa e principal centro econômico, social e cultural do país. Acomodação no Hotel Plaza ou similar. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

7º dia – Sex. – TIRANA

Saída para city tour passando pela Praça Skanderbeg; o Teatro Nacional; o Museu Histórico; o Palácio Cultural, a Mesquita Et’hem Bey, construída entre 1798 e 1812; a torre do relógio, e a curiosa “Pirâmide”, construída em 1988 como um museu durante o período do ditador Enver Hoxha. Na década de 80, a Albânia mantinha centenas de bunkers, que hoje foram transformados em casas comerciais, lojas, cafés e espaços culturais. Visita ao Bunk’Art2, cuja exposição mostra a vida e as perseguições políticas na época da República Socialista Popular da Albânia. Ao final da visita, retorno ao hotel e restante do dia livre. Aproveite para caminhar e admirar a cidade que atravessa um processo de renascimento.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

8º dia – Sáb. – TIRANA/ SÃO NAUM/ OHRID

Pela manhã, seguiremos em direção ao Monastério de São Naum, fundado por este que chegou a região em missão evangelizadora. Localizado no alto de um rochedo, tem uma vista sob o lago espetacular. O monastério e a igreja, sofreram várias transformações, mas as colunas em mármore com mil anos e algumas inscrições ainda indecifráveis, fazem deste lugar uma visão singular. À continuação e após trâmites de fronteira, prosseguiremos em direção a Ohrid, situada às margens do Lago Ohrid, um dos mais profundos e antigos do mundo. Chegada e acomodação no Hotel Unique ou similar. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

9º dia – Dom. – OHRID

Desde Antigas civilizações aos regimes socialistas do século XIX, a República da Macedônia é um dos berços da humanidade e ainda, pouco explorado por turistas. Ohrid é patrimônio cultural, natural e histórico da humanidade desde 1980. Caminharemos apreciando seu centro histórico e veremos entre outras atrações a imponente Igreja de Santa Sofia, cujo interior abriga belíssimos afrescos bizantinos e o Teatro Antigo, encontrado após longas escavações. No alto de um rochedo, avistaremos a Fortaleza de Samuil dominando a linda paisagem. Caminhar e observar a arquitetura residencial tardia-otomana, é uma viagem no tempo. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

10º dia – Seg. – OHRID/ SKOPJE

Saída pela manhã em direção ao norte da República da Macedônia. Chegaremos ao Mosteiro de São Pantaleão, um santo católico que viveu no século IV. De grande beleza arquitetônica exterior, em seu acervo estão ícones e afrescos do século XII. À continuação, atravessando vales pontuados por vilarejos, chegaremos a Skopje, capital e a maior cidade do país. Hospedagem no Hotel Marriott ou similar. Restante do dia livre
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

11º dia – Ter. – SKOPJE

Às margens do rio Vardar, Skopje é o centro político, cultural e econômico do país. Habitada desde o ano 4000 a.C., no período romano era chamada de Scupi. Aqui estiveram além do império romano, o bizantino, otomano e fez parte da antiga Iugoslávia. Apesar das destruições, não apenas pelos homens, mas também pela força da natureza, como o terremoto de 1963, a cidade se reergueu e hoje apresenta uma certa modernidade. Uma cidade onde cristãos e mulçumanos dividem os mesmos espaços. Durante nossa visita veremos: a Ponte de Pedra, do século XV; a pontes Eye e Art, adornadas por mais de 60 estátuas de bronze; o monumento Alexandre o Grande; a Fortaleza; a Casa Memorial de Madre Teresa, nascida em Skopje em 1910, e o antigo Baazar, local de muito movimento, com muitas lojas, artesãos, cafés e restaurantes. Após visitas, retorno ao hotel e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

12º dia – Qua. – SKOPJE/ THESSALONÍKI

Pela manhã, saída em direção à Grécia, após trâmites na fronteira, prosseguimento para Thessaloníki, capital da Grécia do Norte. Chegada e hospedagem no Hotel Electra Palace ou similar. Fundada em 315 a.C. por Kassandro, rei da Macedônia, deu o nome à cidade para homenagear sua esposa Thessaloníki, meio irmã de Alexandre o Grande. Desde os primeiros séculos de sua fundação, foi uma cidade cosmopolita com um grande encanto histórico e cultural. Restante do dia livre. Aproveite para em companhia de nosso guia brasileiro acompanhante, fazer uma caminhada pelos arredores do hotel e já ir se ambientando com a vibrante cidade.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

13º dia – Qui. – THESSALONÍKI

City tour por esta cidade multicultural, onde civilizações gregas, judias, turcas e eslavas conviveram harmoniosamente. No ano 305 d.C., foi sede de César e Augusto Galerio, o qual a embelezou com magníficas edificações. Veremos a cidade antiga, a igreja bizantina de Agios Dimitrios, o arco de Galério, a Rotunda e o museu arqueológico antes de terminar no dinâmico centro da cidade. Tarde livre para compras e atividades independentes. A cidade orgulha-se de sua faceta boêmia, por ser uma cidade universitária, possui grande concentração de bares e restaurantes, principalmente no bairro Ladadika, que hoje é uma profusão de vielas enfeitadas e coloridos bistrôs com mesas ao ar livre. Aqui o antigo funde-se com o novo.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

14º dia – Sex. – THESSALONÍKI/ VERGINA/ KALAMBAKA

Pela manhã, partida rumo a Kalambaka. Parada na pequena vila de Vergina para visitar os impressionantes túmulos dos reis de Macedônia, com destaque para o túmulo do Rei Filipe II, pai do Alexandre o Grande, que foi assassinado no ano 336 a.C. Estes túmulos foram descobertos somente em 1977 e os objetos e pinturas encontrados são de altíssima qualidade e de grande importância histórica. Hoje, todos os objetos encontrados estão em exposição no museu, que se encontra ao lado dos túmulos. Deste modo, o visitante, ao entrar no museu, é como se estivesse entrando na antiga câmara tumular e pode ver os túmulos como eles estão hoje em dia. Após a visita, seguiremos pela rodovia até a cidade de Kalambaka. Hospedagem no Hotel Divani Meteora ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

15º dia – Sáb. – KALAMBAKA/ METEORA/ KALAMBAKA

Muitas vezes a beleza nasce da necessidade. Em nossa visita de hoje, veremos como esta frase é um exemplo perfeito. A visão dos monastérios construídos sobre as rochas sinuosas de Meteora, que em grego significa “Suspensos no ar”, é impressionante. Tombados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, foram construídos no século XIII, quando os turcos invadiram a Grécia, e obrigaram os sacerdotes ortodoxos a se refugiarem nos altos dos rochedos, cujos caminhos de acesso, somente eles conheciam. Atualmente, quatro deles ainda são habitados. Após a visita, retorno ao hotel.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

16º dia – Dom. – KALAMBAKA/ DELFOS

Em horário apropriado, saída em direção a um dos sítios arqueológicos mais interessantes na Grécia. O oráculo de Delfos, fundado por volta de 750 a.C. e dedicado ao deus Apolo. Foi um dos mais famosos e influentes oráculos da Antiguidade, atraindo inclusive reis e soberanos de regiões vizinhas. Está localizado nas encostas do Monte Parnaso, em uma paisagem de beleza majestosa e inigualável. As sacerdotisas (Pitonisas) de Apolo transmitiam as profecias em transes, que eram consideradas verdades absolutas. Em seguida, hospedagem no Hotel Amália ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

17º dia – Seg. – DELFOS/ ARACHOVA/ ATENAS

Saída em direção a Atenas, visitaremos durante nosso trajeto, a aldeia montanhosa de Arachova, o destino de inverno mais cosmopolita da Grécia. Aninhada no Monte Parnaso, a 973 metros de altitude, proporciona vistas deslumbrantes das montanhas ao seu redor. É um charmoso centro de esqui, um destino de inverno principal para os atenienses. Tempo livre para desfrutar de suas charmosas ruas estreitas, com belas casas de pedra e fontes, que a tornam um lugar aconchegante. Prosseguimento para Atenas. Chegada e hospedagem no Hotel InterContinental ou similar. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

18º dia – Ter. – ATENAS

Iniciamos nosso city tour, mostrando o contraste entre a cidade capital da Antiga Grécia e a cidade moderna, visitando a majestosa Acrópole e seu notável conjunto de monumentos, com destaque para o Parthenon. Seguiremos pela parte baixa passando o Templo de Zeus, o Arco de Adriano, o Parlamento, o Túmulo do soldado desconhecido, o Palácio Real e o Estádio Olímpico onde foram realizadas as primeiras Olimpíadas dos tempos modernos. Restante do dia livre. À noite, sugerimos uma caminhada pelo aconchegante bairro de Plaka.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

19º dia – Qua. – ATENAS

Dia inteiramente livre à sua disposição para usufruir da deslumbrante Atenas. As opções são muitas, sugerimos uma visita ao Museu Arqueológico Nacional com seu magnífico acervo, com destaque a notável coleção de estátuas clássicas e helênicas. Ou ainda, o incrível Museu da Acrópoles. Aproveite também para uma visita ao animado bairro de Monastiráki, onde as compras de antiguidades, joias e souvenires são boas opções. À noite, sugerimos um agradável jantar com espetacular vista da Acrópole. Nosso guia brasileiro o estará orientando.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

20º dia – Qui. – ATENAS/ BRASIL

Manhã livre. Acomodação até às 12h00. Aproveite para as últimas compras, retornar a lugares de seu interesse, pois após descobrirmos um lado da Europa diferente, com suas surpreendentes particularidades, chegou a hora da despedida. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com conexão em Zurique ou Frankfurt e destino ao Brasil.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

21º dia – Sex. – BRASIL

Chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Até uma próxima viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS

• Passagem aérea em classe econômica, desde São Paulo.
• Hospedagem nos hotéis previstos ou similares de categoria primeira, primeira superior ou turística em cidades onde não tenha outra categoria, ocupando apartamentos duplos standard com banheiro privativo, com taxas incluídas;
• Café da manhã tipo buffet diariamente, exceto quando indicado o contrário nos itinerários;
• Refeições especificadas em cada programa, sendo normalmente do tipo “Table D’Hote” - menu fixo;
• Visitas em ônibus privativo com guias locais falando português/espanhol ou eventualmente em inglês;
• Traslados dos aeroportos aos hotéis (vv) em ônibus privativo, mini-ônibus ou van, com assistência de guias locais falando português/espanhol ou, eventualmente, falando inglês;
• Gorjetas aos guias locais e carregadores nos hotéis (uma mala por pessoa);
• Franquia de bagagem aérea: os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas nos programas. A Anac e as cias. aéreas podem alterar as regras sem aviso prévio, sendo assim solicitamos consultar-nos informações detalhadas no ato da reserva.
• Cartão de Seguro e Assistência Internacional - IFASEG Plano Internacional Mundial.
• Guia profissional acompanhante, falando português durante toda a parte terrestre (mínimo de 15 passageiros).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS

• Taxas de embarque nos aeroportos.
• Refeições não mencionadas como incluídas.
• Bebidas e outras despesas de caráter pessoal.
• Passeios opcionais.
• Gorjetas para carregadores de malas que excedam a um volume por pessoa.
• Gastos com passaportes e vistos.
• Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo.
• A tradicional gorjeta (não obrigatória) ao guia permanente no final da viagem.

PARTE AÉREA PREVISTA

Cia. Aérea: Swiss e outras congêneres
Inscreva-se no plano de milhagens.

1. São Paulo/ Zurique / Pristina
2. Atenas/ Zurique/ São Paulo

Os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas no programa. Solicite informações detalhadas no ato da reserva.

GARANTA SUA RESERVA AÉREA SEM DESGASTES

Inscreva-se na excursão com antecedência mínima de 90 dias para garantir o seu lugar na viagem com tranquilidade.

GUIA BRASILEIRO

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 21º dia no desembarque no Brasil.

CARTÃO DE SEGURO E ASSISTÊNCIA

Incluído de acordo com a faixa etária do passageiro. Passageiros com até 64 anos de idade no momento da adesão serão amparados pelo produto V 150 e passageiros com 65 anos ou mais, pelo produto SÊNIOR 250. Seguros garantidos pela CHUBB SEGUROS BRASIL S/A registrada no CNPJ Nº 03.502.099/0001-18 e Processo SUSEP nº 15414.900439/2015-34.

DOCUMENTAÇÃO

• VISTOS (para portadores de passaporte brasileiro)
Nenhum.

• PASSAPORTE BRASILEIRO
Validade mínima de 6 meses e mínimo de três páginas em branco para os carimbos de controle de imigração.

VACINAS

• ALBÂNIA
Certificado Internacional contra Febre Amarela (deve ser providenciado até 11 dias antes do embarque).

TESTE RT-PCR

Oportunamente informaremos a documentação exigida para visita aos países do roteiro, relativas ao Covid-19.