GBM - Grupos Brasileiros no Mundo

A ESPANHA SOB UM OUTRO OLHAR

Com o trem Costa Verde Express ( SPAIN )
20 dias / 17 noites
Santiago de Compostela, El Cebrero, Villabranca Del Bierzo, León, Gijón, Avilés, Candás, Oviedo, Llanes, Arriondas, Cabezón de La Sal, Santander, Marrón, Ampuero, Bilbao, Vitorio, Marques de Riscal, Burgos e Madri
2020: Setembro 07

INGRESSOS INCLUÍDOS:

Santiago de Compostela: Catedral.

Leon: Catedral e San Isidoro.

San Sebastian: Monte Igueldo.

Burgos: Catedral e a Cartuja.

ABERTURA:

UM PASSEIO CULTURAL E GASTRONÔMICO POR UMA ESPANHA DIFERENTE, vivenciando as regiões da Galícia, Castilla y León, Astúrias, Cantábria e o País Basco. Percorrendo parte do místico Caminho de Santiago, e ainda, trajetos que permitem vivenciar: rica história; marcante cultura; incríveis museus; paisagens singulares e cidades medievais. Uma Espanha apreciada de outra perspectiva!

SÍNTESE DO ROTEIRO:

2 noites na mística Santiago de Compostela.

2 noites na antiga capital do Reino de León.

1 noite na elegante Gijón.

5 noites a bordo do trem Costa Verde Express conhecendo: Gijón; Avilés; Candás; Llanes; Oviedo; Cabezón de la Sal; Arriondas; Parque Nacional Picos de Europa; Santuário de Covadonga; Santander; Neo Cueva de Altamira e Santillana del Mar.

2 noites na moderna e histórica Bilbao, no País Basco.

2 noites na medieval Burgos, terra do El Cid e capital de Castella e León.

3 noites na monumental Madri.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA:

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia em Santiago de Compostela até o 20º dia em Madri.

Voos internacionais incluídos.

Hospedagem em hotéis de primeira categoria ou primeira superior conforme descrito no programa.

Serviço de maleteiros na chegada e saída nos hotéis (1 mala por pessoa).

12 cafés da manhã tipo buffet nos hotéis + 4 refeições ao longo do roteiro.

Assistência de guias locais especialistas em idioma português ou espanhol durante as visitas e passeios previstos.

Cinco noites de acomodação a bordo do trem Costa Verde Express incluindo: pensão completa; excursões programadas conforme descritivo do programa e equipe de bordo à disposição.

ATRAÇÕES:

A mística Santiago de Compostela e visita a trajetos de peregrinação.

León, a capital do antigo reino repleta de exuberantes edifícios históricos
Viagem a bordo do trem Costa Verde Express conhecendo cidades, vilarejos e atrações ao longo do trajeto que permitem vivenciar a história, cultura e gastronomia das regiões da Galícia, Castilla y León, Astúrias e Cantábria e País Basco.

Visita a Bilbao, a impressionante cidade do país Basco, conhecendo o incrível Museu Guggenheim e Vitória, sua bela capital.

Tour completo pela medieval Burgos e seus belos monumentos.

Finalizando com a vibrante Madri, que oferece o que há de melhor em arte, cultura, lazer e gastronomia.

NOTAS IMPORTANTES:

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem.

Todas as cabines do Costa Verde Express estão equipadas com cama matrimonial (1,25 x 1,85), assim como outras comodidades: roupeiro; maleteiros; minibar e cofre. Todas contam com banheiro completo dotado de duchas de hidromassagem e sauna a vapor; secador de cabelo; roupões e um conjunto amplo de artigos de boas-vindas.

1º dia – Set. 07 – Seg. – BRASIL/ SANTIAGO DE COMPOSTELA

Assistência da nossa equipe aos passageiros no Aeroporto Internacional de São Paulo para embarque em voo com conexão em Madri e destino a Santiago de Compostela.

2º dia – Set. 08 – Ter. – SANTIAGO DE COMPOSTELA

Chegada a Santiago de Compostela. Recepção e traslado ao Hotel Monumento São Francisco ou similar. Restante do dia livre. Aproveite para caminhar pelas ruas estreitas e observar o cotidiano de uma das cidades mais belas do período medieval.

3º dia – Set. 09 – Qua. – SANTIAGO DE COMPOSTELA

City tour pelo terceiro maior centro de peregrinação cristã do mundo, depois de Jerusalém e Roma. Veremos a Plaza Del Obradoiro, local dos mais importantes monumentos da cidade, como a Catedral. Ao cruzarmos o magnífico Pórtico da Glória, principal portal da Catedral, avistaremos seu grandioso interior onde visitaremos a cripta que segundo a lenda, estão os restos de São Tiago e seus discípulos. O passeio inclui caminhada passando pelo Palácio Gelmirez e a charmosa Plaza de Las Platerías. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

4º dia – Set. 10 – Qui. – SANTIAGO DE COMPOSTELA/ EL CEBRERO/ VILLAFRANCA DEL BIERZO/ LEÓN

Hoje ingressaremos na famosa rota de peregrinação religiosa conhecida como o Caminho de Santiago. Visitaremos o antigo povoado celta de El Cebrero, simpático vilarejo galego, um dos mais interessantes do famoso caminho, lugar de lendas e milagres. Na sequência, visitaremos a cidade medieval de Villafranca Del Bierzo, famosa pelo Portão do Perdão. A viagem prossegue pelas planícies de Castilla e León até chegarmos à León, uma das mais interessantes da Espanha Central. Hospedagem no Hotel NH Collection ou similar. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.


5º dia – Set. 11 – Sex. – LEÓN

León é uma cidade única, cujo patrimônio arquitetônico reflete o seu passado como capital do reino e teve um papel fundamental ao longo dos séculos para a história. É um festivo ponto de encontro de peregrinos, já que está localizada por onde passa a principal rota do Caminho de Santiago antes de chegar à Galícia. São inúmeras as atrações e entre elas veremos: sua bela catedral gótica, que possui alguns dos mais lindos vitrais da Europa; os afrescos românicos na Igreja de San Isidoro e a mais impressionante fachada de estilo plateresco, a do Parador San Marcos. León é sinônimo de beleza, um legado esplêndido do passado. Aproveite a tarde livre para passear pelas bonitas e bem arrumadas praças, usufruir de seus charmosos restaurantes e animados cafés e bares.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

6º dia – Set. 12 – Sáb. – LEÓN/ GIJÓN

Em horário apropriado, saída em direção a Gijón. Chegada e acomodação no Hotel Parador de Gijón ou similar. O edifício ocupa um antigo moinho no Parque Isabel la Católica, uma das áreas mais bonitas da cidade frente ao mar, um local tranquilo e agradável. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

7º dia – Set. 13 – Dom. – GIJÓN/ AVILÉS/ CANDÁS

Café da manhã no hotel, em horário apropriado, procedimentos para despacho das bagagens e após o almoço, saída para visitar o centro histórico de Gijón, uma cidade hospitaleira de uma incrível natureza, com edifícios elegantes. A seguir, seguiremos em direção a Candás, no trajeto visita a Avilés, vila milenária que preservou um valioso centro histórico declarado Conjunto Histórico Artístico Monumental. Chegada a Candás, onde o trem estará aguardando para a partida. Boas-vindas pela tripulação e pernoite a bordo.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR A BORDO INCLUÍDOS.

8º dia – Set. 14 – Seg. – CANDÁS/ OVIEDO/ LLANES

Chegada a Oviedo, a capital do Principado das Astúrias e expoente do pré-românico asturiano. Visita ao centro histórico que abriga importantes complexos arquitetônicos declarados Patrimônio da Humanidade. Regresso ao trem e partida em direção a Ribadesella, visita desta pequena vila e em ônibus chegaremos até Llanes, visita ao centro antigo desta cidade portuária que conserva sua grande identidade cantábrica.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

9º dia – Set. 15 – Ter. – LLANES/ ARRIONDAS/ CABEZÓN DE LA SAL

Saída em ônibus para chegar ao coração do Principado das Astúrias, o magnífico Parque Nacional dos Picos da Europa. Visita ao Lago Enol e ao Santuário de Covadonga, lugar sagrado repleto de tradições e lendas. Veremos ainda Cangas de Onís, primeira capital do Reino Astur com D. Pelayo. Após almoço, partida em trem em direção a Cabezón de la Sal, já em terras cantábricas.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

10º dia – Set. 16 – Qua. – CABEZÓN DE LA SAL/ SANTANDER

Partida em ônibus para visitar a Neo Cueva de Altamira, museu e uma reprodução fidedigna
do expoente máximo da arte rupestre do Paleolítico Superior. Após visita, vamos ao centro histórico medieval magnificamente conservado de Santillana del Mar e sua Colegiata. Após almoço seguiremos até Comillas para visitar El Capricho de Gaudí, edifício projetado em 1883 pelo arquiteto catalão. Já em trem chegaremos a Santander, a elegante capital da Cantábria que reúne qualidades como beleza, fascínio e charme. Após o jantar a bordo, quem desejar poderá visitar o El Gran Casino de Santander.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

11º dia – Set. 17 – Qui. – SANTANDER/ MARRÓN/ AMPUERO

Após café da manhã a bordo, saída para visitar Santander. Ademais de suas áreas verdes, Santander é uma cidade cosmopolita e muito atrativa, sendo considerada o centro turístico, comercial e cultural mais importante da Cantábria. Regresso ao trem e partida em direção a Marrón/ Ampuero. Já em ônibus, chegaremos a Santoña onde visitaremos uma de suas fábricas artesanais de conserva de anchovas. Visita da vila e embarque em um barco que atravessará a espetacular baía para chegar a Laredo. Após visita, regresso ao trem.
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR INCLUÍDOS.

12º dia – Set. 18 – Sex. – MARRÓN/ AMPUERO/ BILBAO

Atravessando lindas paisagens, chegaremos a Bilbao, um dos principais centros financeiros do país. Nos últimos 30 anos a cidade passou por grandes transformações, e hoje é considerada uma das mais belas do país. Visita ao famoso museu Guggenheim, símbolo da nova Bilbao. Visitaremos ainda a Ponte Colgante, uma bela estrutura em ferro construída em 1893. Após almoço em um típico restaurante local, traslado ao Hotel Carlton Bilbao ou similar. Restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

13º dia – Set. 19 – Sáb. – BILBAO

Saída em direção a San Sebastián, uma cidade fascinante que cativa o coração dos visitantes com suas ruas estreitas, passeios e praias que a tornam uma das cidades mais cosmopolitas da Europa. Visita aos seus principais pontos turísticos e tempo livre à disposição. Após, retorno a Bilbao e restante do dia livre.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

14º dia – Set. 20 – Dom. – BILBAO/ VITORIA/ MARQUES DE RISCAL/ BURGOS

Hoje deixaremos Bilbao rumo a Vitória, capital do País Basco. Chegada e tour orientativo por seus principais monumentos. Após, seguiremos em direção a pequena El Ciego, que abriga a impressionante Marqués de Riscal, implantada no coração da região vinícola de La Rioja, este impressionante complexo é mais uma obra espetacular de Frank Gehry. Veremos sua arquitetura de vanguarda, suas adegas e finalizaremos com uma degustação para apreciarmos seus nobres vinhos. Continuação da viagem em direção a Burgos, na região de Castella e León. Chegada e acomodação no Hotel NH Collection ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

15º dia – Set. 21 – Seg. – BURGOS

Iniciaremos o tour de hoje com uma panorâmica margeando o rio Arlazón, onde uma estátua homenageia El Cid, o grande herói da Guerra da Reconquista. Na parte leste da cidade está a Cartuja de Miraflores, um monastério que abriga verdadeiras joias da arte do séc. XV. De volta ao centro, uma caminhada nos levará ao Arco de Santa Maria, um belo portão de acesso à cidade antiga. No interior das muralhas, encontramos a Catedral de Burgos, com suas fachadas delicadamente decoradas. Apreciaremos ainda, a Plaza Mayor e a Casa del Cordón, Palácio em que os reis católicos – Isabel de Castella e Fernando de Aragon - receberam Cristóvão Colombo em seu retorno das Américas. Restante do dia livre. Aproveite para caminhar pelas ruas do encantador centro antigo.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

16º dia – Set. 22 – Ter. – BURGOS/ MADRI

Partida em direção a charmosa Madri. No trajeto, almoçaremos no Parador do Palácio Ducal de Lerna, onde desfrutaremos da rica cozinha castellana. Continuação da viagem para Madri. Chegada e hospedagem no Hotel Emperador ou similar.
CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

17º dia – Set. 23 – Qua. – MADRI

É extremamente rica em belíssimos palácios, praças, catedrais e museus. As praças e avenidas também serão destaques em nosso tour: Plaza Mayor, Plaza de Espanha, com as famosas estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança; Gran Via, repleta de variada lojas; Puerta del Alcalá, antigo portão de entrada; magnífica Plaza de Cibeles, Plaza de Neptuno e o florido Paseo del Prado. Após a visita, retorno ao hotel e restante do dia livre. Conheça o Parque del Retiro, ou visite o Museu del Prado, que tem em seu acervo obras dos grandes mestres espanhóis. À noite, sugerimos um passeio "by night" para admirar a fantástica iluminação da cidade e apreciar uma empolgante apresentação do flamenco.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

18º dia – Set. 24 – Qui. – MADRI

Dia livre para atividades independentes. Sugerimos opcionalmente um tour a Toledo, antiga capital espanhola, com seu belo conjunto arquitetônico, tombado como Patrimônio da Humanidade. À noite, a dica é seguir até a alegre e descontraída Plaza Mayor e jantar em um dos restaurantes locais, como o antigo Botín ou adentrar na atmosfera local e se fartar de tapas no mercado de São Miguel, que tem uma proposta super gourmet.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

19º dia – Set. 25 – Sex. – MADRI/ BRASIL

Chegamos ao fim dessa viagem repleta de encantos e descobertas. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino ao Brasil.
CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO.

20º dia – Set. 26 – Sáb. – BRASIL

Chegada ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Até uma próxima viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS:

Passagem aérea em classe econômica, desde São Paulo.

Hospedagem nos hotéis previstos ou similares de categoria primeira, primeira superior ou luxo, salvo exceções em categoria turística, ocupando apartamentos duplos standard com banheiro privativo, com taxas incluídas.

Café da manhã tipo buffet diariamente.

Refeições especificadas em cada programa, sendo normalmente do tipo “Table D’Hote” – menu fixo.

Visitas em ônibus privativos com guias locais falando português ou espanhol ou eventualmente em inglês.

Traslados dos aeroportos aos hotéis (e vv.) em ônibus privativo, mini-ônibus ou van,com assistência de guias locais falando português ou espanhol.

A bordo do trem El Costa Verde Express ocupando cabine dupla com cama matrimonial (1,25cm x 1,85cm) com visitas e passeios conforme especificados no respectivo itinerário, com assistência em espanhol, pensão completa nos vagões restaurantes e em restaurantes locais especialmente elegidos.

Gorjetas aos guias locais e carregadores nos hotéis (uma mala por pessoa).

Franquia de bagagem aérea: os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas nos programas. A Anac e as cias. aéreas podem alterar as regras sem aviso prévio, sendo assim solicitamos consultar-nos informações detalhadas no ato da reserva.

Cartão de Seguro e Assistência Internacional - April Plano Internacional Mundial.

Guia profissional acompanhante, falando português durante toda a parte terrestre (mínimo de 15 passageiros).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS:

Taxas de embarque nos aeroportos.(Ver custo na tabela de preços).

Refeições não mencionadas como incluídas.

Bebidas e outras despesas de caráter pessoal.

Passeios opcionais.

Gorjetas para carregadores de malas que excedam a um volume por pessoa.

Gastos com passaportes e vistos.

Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo.

A tradicional gorjeta (não obrigatória) ao guia permanente no final da viagem.

PARTE AÉREA PREVISTA:

Cia aérea: Ibéria e outras congêneres.
Inscreva-se no plano de milhagens.
1. Brasil/ cxn Madri/ Santiago de Compostela
2. Madri/ Brasil

Os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias aéreas envolvidas no programa. Solicite informações detalhadas no ato da reserva.

GARANTA A SUA RESERVA SEM DESGASTES:

Inscreva-se na excursão com antecedência mínima de 90 dias para garantir o seu lugar na viagem com tranquilidade.

GUIA BRASILEIRO:

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia em Santiago de Compostela até o 20º dia em Madri.

CARTÃO DE SEGURO E ASSISTÊNCIA:

Cartão de Seguro e Assistência + Trip Protector.

VISTOS (para portadores de passaporte brasileiro):

Nenhum.

Passaporte Brasileiro: Validade mínima de 6 meses e mínimo de três páginas em branco para os carimbos de controle de imigração.

VACINAS:

Nenhuma.
mbora o Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela não seja exigido, deve-se levar em conta que estas regras mudam sem aviso prévio. Recomendamos a todos manter seu certificado em dia e levá-lo junto com o passaporte. O certificado deverá ser emitido no mínimo de até 11 dias antes do embarque. Consulte seu despachante.