GBM - Grupos Brasileiros no Mundo

ARÁBIA SAUDITA E BAHRAIN

O Berço do Islã
15 dias / 13 noites
Jeddah, Medina, Al Ula, Riyad e Manama (Bahrain).
2024: Out. 06; Nov. 03
JEDDAH MEDINA RIYADH AL ULA MANAMA

ABERTURA

Uma viagem repleta de paisagens exóticas, cidades cosmopolitas e uma história impressionante é o que nos espera ao atravessar o território saudita. Civilizações antigas e seus legados nos conduzirão pelas grandes conquistas do mundo islâmico. Vivenciando experiências inesquecíveis!

SÍNTESE DO ROTEIRO

• 2 noites em Dubai, uma no início e outra no fim da viagem.
• 2 noites em Jeddah, mais importante porto da Arábia e porta de entrada para peregrinação a Medina e Meca.
• 1 noite em Medina, uma das mais importantes cidades sagradas do Islã.
• 2 noites em Al Ula com seu parque arqueológico inconfundível em pleno deserto.
• 3 noites em Riyad, a moderna capital e centro político da Arábia Saudita.
• 3 noites em Manama, a capital do Bahrain e importante centro comercial no Golfo Pérsico.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA

• Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 15º dia no desembarque no Brasil.
• Voos internacionais e domésticos no exterior já incluídos.
• Hospedagem em hotéis de categoria primeira superior e luxo moderado conforme descrito no programa.
• Serviço de maleteiros na chegada e saída em todos os hotéis (1 mala por pessoa).
• 13 cafés da manhã tipo buffet + 8 refeições ao longo do roteiro.
• Acompanhamento de guia local especialista em idioma português, inglês ou espanhol durante as visitas e passeios previstos.
• Viagem em moderníssimo trem de alta velocidade entre Jeddah e Medina.

ATRAÇÕES

• Pernoite no início do tour em Dubai para tornar a viagem até Jeddah mais relaxante.
• City tour completo por Jeddah, com visita às principais atrações.
• Visita a cidade sagrada de Medina, a antiga Yatreb.
• O norte da Península Arábica com visita ao parque arqueológico de Al Ula, herança deixada pelos nabateus e outras civilizações.
• City tour completo pela moderna e dinâmica Riyadh. Uma gratificante surpresa para quem a visita.
• Finalizando com toda pompa em Manama, a capital do Bahrain, e toda sua diversidade.
• Pernoite no fim do tour em Dubai para tornar a viagem de retorno ao Brasil mais relaxante.

INGRESSOS INCLUÍDOS

• Jeddah: Museu Tayebat.
• Al Ula: Sítios arqueológicos.
• Riyad: Al Diriyah Entry Pass; Kingdom Tower.
• Manama: Bahrain National Museum.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A ordem das visitas programadas poderá sofrer alterações, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre.

Para o pernoite da ida e na volta em Dubai utilizaremos o Dubai International Airport Hotel, localizado dentro da área de trânsito do aeroporto, e faremos uso somente de bagagem de mão, devido o despacho das malas seguir direto para o aeroporto de destino final. Ou seja, na ida as bagagens seguirão de São Paulo para Jeddah e na volta de Manama para São Paulo. Para mais informações, consulte seu agente de viagens.

1º DIA – DOM. – BRASIL

Comparecimento ao aeroporto Internacional de São Paulo. Assistência da nossa equipe no aeroporto.

2º DIA – SEG. – BRASIL/ DUBAI

Nas primeiras horas da manhã, embarque em voo da Emirates Airlines com destino a Dubai. Chegada ao fim do mesmo dia para acomodação no International Airport Dubai Hotel para e aguardar o próximo embarque.

3º DIA – TER. – DUBAI/ JEDDAH

Pela manhã, embarque em voo com destino a Jeddah. Localizada na costa da península arábica banhada pelo Mar Vermelho, é uma cidade cosmopolita, principal porto da Arábia Saudita e porta de entrada para peregrinação a Meca e Medina. Chegada, recepção e traslado ao Shirvan Hotel ou similar. À tarde teremos nosso primeiro contato com a cidade. Começaremos nosso passeio no bairro de Al Balad, que significa “a cidade” e núcleo de fundação no século 7. Caminhar por esta área é uma viagem no tempo e na história. Um emaranhado de ruelas com edifícios em tons pastéis e balcões com treliças. Uma visita a um desses edifícios, nos apresentará o estilo de vida desse povo. As antigas mesquitas são atrações à parte, construídas há mais de 300 anos, seguem ainda em funcionamento. Para finalizar nosso passeio, passaremos pelo hotel mais antigo desta área e tempo livre para desfrutar desta vibrante região. Ao fim do passeio retorno ao hotel para o restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

4º DIA – QUA. – JEDDAH

Nosso dia será dedicado a descobrir toda magia de Jeddah. Pela manhã, nosso passeio começará com uma visita ao Museu Tayebat que preserva em seu interior os mais de 2.500 anos de história da cidade. O prédio recria a arquitetura típica da cidade velha, com vários andares de exposições que contam a história da cidade e a rica história islâmica. Imperdível! À beira mar está o corniche, principal ponto de encontro dos locais e onde está a mesquita flutuante e o calçadão com seus jardins. Almoço em restaurante local e retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

5º DIA – QUI. – JEDDAH/ MEDINA

Em horário apropriado, traslado a arrojada estação central de para embarque em moderníssimo trem com destino a Medina, antiga Yathrib, uma das cidades sagradas para o islamismo e que recebeu o profeta Maomé vindo de Meca, num movimento conhecido como Hégera. Logo da chegada, apreciaremos a movimentada praça onde estão o International Fair and Museum of the Prophet's Biography and Islamic Civilization, localizado na mesma área da Mesquita Sagrada do Profeta onde está o túmulo de Maomé e Abu Baker. Tempo livre para fotos e admirar a magia e atmosfera local desta cidade sagrada. Vale lembrar, que a visita interna à mesquita e ao túmulo de Maomé é liberada somente para muçulmanos. A rua Quba, uma rua para pedestres, nos dá uma ideia do funcionamento da cidade ligando a Mesquita do profeta a Mesquita Quba, a primeira mesquita construída no país. Traslado ao Le Meridien Hotel ou similar para hospedagem. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

6º DIA – SEX. – MEDINA/ AL ULA

Pela manhã, seguiremos em direção ao norte com destino a Al Ula, uma região com uma paisagem singular composta por elevações rochosas de cor ocre, sítios arqueológicos incríveis, muita história e perfeita para uma experiência de deserto. Nossa primeira experiência será no centro histórico de Al Ula, um complexo emaranhado de ruelas e casas de barro que datam do século 12, período que se tornou passagem obrigatória para peregrinos vindos de Damasco seguindo rumo a Medina e Meca e onde está uma alameda repleta de restaurantes e lojas com artigos locais para uma caminhada e tempo livre para almoço. Na sequência o Oásis de Al Ula uma área de parque repleta de tamareiras. Após a visita, seguiremos até um dos principais cartões postais da região, a Rocha do Elefante conhecida como Jabal Al Fil. A área tem uma atmosfera muito agradável com um café que no solo abriga uma agradável área de estar, lugar perfeito para apreciar o pôr do sol. Traslado ao Hotel Shaden ou similar para hospedagem. CAFÉ DA MANHÃ JANTAR INCLUÍDOS.

7º DIA – SÁB. – AL ULA/ MADAIN SALEH/ MARAYA/ AL ULA

Hoje pela manhã saída com destino a Madain Saleh um sítio arqueológico e local que num passado longínquo, fez parte do império nabateu sendo a segunda maior cidade desta época. Nas rochas que se derramam pelo deserto, há mais de 100 tumbas esculpidas, um verdadeiro espetáculo da arquitetura deste povo. A dica é usar calçado confortável para explorar todas as atrações. Ao fim do passeio retorno ao centro histórico de Al Ula e tempo livre para almoço. Na sequência seguiremos até o deserto de Ashaar que entre montanhas abriga o edifício do Maraya Concert Hall, considerado um dos maiores edifícios em espelho que reflete a paisagem local duplicando a beleza do entorno. Uma visão singular em pleno deserto. Para fechar o dia em grande estilo, subiremos ao alto da montanha onde está o mirante de Harra de onde se tem uma belíssima vista das montanhas, da cidade de Al Ula, o forte e o oásis. Uma oportunidade única para relaxar, se deliciar com a paisagem e mais uma vez, se surpreender com o belíssimo pôr do sol. Retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

8º DIA – DOM. – AL ULA/ IKMAH/ OÁSIS DE DEDAN/ RIYADH

Há muito que ver e fazer em Al Ula. Iniciaremos nossa manhã, com a montanha Ikma ou Jabal Ikmah próxima a antiga cidade de Dadan. O local é conhecido como uma enorme biblioteca ao ar livre por conta da grande quantidade de inscrições nas rochas. Veremos o Oásis de Dedan que data do primeiro milênio a.C. onde escavações em extensos sítios arqueológicos revelaram a existência de grandes cidades fortificadas. O destaque fica por conta de duas tumbas na porção sul do antigo oásis que têm em sua fachada leões decorativos, símbolo de poder e importância de seus donos. Após a visita, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Riyadh, a moderna e arrojada capital da Arábia Saudita. Chegada, recepção e traslado ao Hotel Movenpick ou similar. Bem-vindo a Riyadh, o berço da Arábia Saudita moderna, onde o charme do velho mundo encontra a visão do século XXI. A província de Riyadh – também conhecida como Al-Wosta – abriga a capital do país: uma metrópole moderna com próspera economia e centro de negócios e uma cena cultural crescente. É uma cidade rica em história, com inúmeros fortes, palácios e museus. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

9º DIA – SEG. – RIYADH

Localizada num planalto desértico, Riyadh é a capital e principal centro financeiro do país, e oferece muito o que ver e fazer. Esta manhã será livre para desfrutar do hotel e repor as energias. Nosso primeiro contato, será a área de Al Diriyah, capital original do primeiro estado saudita onde o Imam Muhammad bin Saud lançou as bases do governo do primeiro estado saudita. Um trabalho milionário de recuperação da história. O bairro de Al Turaif tem suas edificações típicas construídas com tijolos de barro cuidadosamente restaurados e impecáveis, patrimônio da UNESCO. Ao fim da visita, assistiremos uma bela apresentação de som e imagens projetadas nas paredes do complexo retratando a história da Criação do estado Saudita. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

10º DIA – TER. – RIYADH

Mais um dia dedicado à bela capital Saudita. Pela manhã, seguiremos ao Museu Nacional onde faremos uma incrível incursão pela riquíssima história da Arábia desde a pré-história. Após almoço em restaurante local, seguiremos nosso passeio apreciando o Forte de Al Masmak construído por volta de 1865 em argila e tijolos de barro. Este edifício teve um papel importante na História da cidade, onde ocorreu a recaptura de Riyadh, liderada por Ibn Saud em 14 de janeiro 1902. Nossa última parada será na Kingdom Tower, um arranha-céu de 99 andares. Quando concluído em 2002, foi durante um tempo a torre mais alta da Arábia Saudita. Desde então, foi superado e agora é o quinto arranha-céu mais alto do país. Retorno ao hotel ao fim do passeio. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

11º DIA – QUA. – RIYADH/ MANAMA (Bahrain)

Em horário apropriado, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Manama, a capital da pequena ilha de Bahrain, uma cidade moderna e arrojada e há muito tempo um importante centro comercial no Golfo Pérsico. Chegada, recepção e traslado ao hotel Wyndham Grand Manama ou similar. Restante do dia livre. CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR INCLUÍDOS.

12º DIA – QUI. – MANAMA

Hoje vamos descobrir as principais atrações de Manama. Começaremos nosso passeio com uma visita ao Museu Nacional, um dos maiores e mais antigos do país. Foi construído pelo rei Faisal em 1988 e abriga uma rica coleção de artefatos antigos que contam 6.000 anos da história do Bahrain. Veremos ainda, o forte Bu Maher construído em 1840 pelo califa Shaikh Abdullah bin Ahmed sobre as ruínas de um antigo forte construído pelos portugueses. A próxima atração, fica por conta do Pearling Testimony building Muharraq. O local consiste em 17 prédios, um banco de ostras e a fortaleza de Qal’at Bu Mahir na ponta sul da ilha de Muharraq, antiga capital e de onde os barcos de caçadores de ostras costumavam sair à procura das pérolas. A indústria de pérolas foi crucial para a economia do Bahrain por muitos anos até entrar em declínio. Hoje, esta área está totalmente restaurada, se tornando um grande centro cultural. Outro grande destaque é o Bahrain World Trade Center, um complexo de torre dupla, ícone da cidade e primeiro arranha-céu do mundo a integrar turbinas eólicas em seu projeto. Ao fim deste lindo dia, retorno ao hotel e noite livre. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

13º DIA – SEX. – MANAMA

Hoje daremos continuação ao tour conhecendo ainda mais do arquipélago do Bahrain. Visitaremos o primeiro poço de exploração de petróleo descoberto e operado pela Bahrain Petroleum Company. Na colina de Jebel Al Dukhan está a “Árvore da Vida”, que conforme folclore local, esta é a única que sobrou do Jardim do Éden. Estamos num mundo islâmico e não podemos deixar de ver a principal mesquita da cidade, a Al Fateh, uma das maiores do mundo, construída pelo sheik Isa bin Salman al Khalifa em 1987 e o forte de Bahrain. Após o almoço, retorno ao hotel. CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO INCLUÍDOS.

14º DIA – SÁB. – MANAMA/ DUBAI

Passamos momentos enriquecedores e compartilhamos emoções em lugares singulares e marcantes, mas chegou a hora da despedida. Traslado ao aeroporto para embarque em voo de regresso ao Brasil com pernoite no International Airport Hotel em Dubai. Aproveite para dar uma olhada no free shop.

15º DIA – DOM. – DUBAI/ BRASIL

Pela manhã, embarque em voo com destino a São Paulo com chegada à tarde do mesmo dia. CAFÉ DA MANHÃ INCLUÍDO. Até uma próxima viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS

• Passagem aérea em classe econômica, desde São Paulo.
• Hospedagem nos hotéis previstos ou similares de categoria primeira ou superior, ou turística em cidades onde não tenha outra categoria, ocupando apartamentos duplos standard com banheiro privativo, com taxas incluídas.
• Café da manhã tipo buffet diariamente, exceto quando indicado o contrário nos itinerários.
• Refeições especificadas em cada programa, sendo normalmente do tipo “Table D‘Hote” - menu fixo.
• Visitas em ônibus privativos com guias locais falando inglês na Arabia Saudita , e Espanhol no Bahrein
• Passagem em trem rápido no trecho Jeddah/Medina
• Traslados dos aeroportos aos hotéis (e v.v.) em ônibus privativo, mini-ônibus ou van, com assistência de guias locais falando inglês na Arabia Saudita e espanhol no Bahrein.
• Gorjetas aos guias locais e carregadores nos hotéis (uma mala por pessoa).
• Cartão de Seguro e Assistência Ifaseg - Plano Mundial Internacional.
• Franquia de bagagem aérea: os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas nos programas. A Anac e as cias. aéreas podem alterar as regras sem aviso prévio, sendo assim solicitamos consultar-nos informações detalhadas no ato da reserva.
• Guia profissional acompanhante, falando português durante toda a parte terrestre (mínimo de 15 passageiros).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS

• Taxas de embarque nos aeroportos.
• Refeições não mencionadas como incluídas.
• Bebidas e outras despesas de caráter pessoal.
• Passeios opcionais.
• Gorjetas para carregadores de malas que excedam a um volume por pessoa.
• Gastos com passaportes e vistos.
• Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo.
• A tradicional gorjeta (não obrigatória) ao guia permanente no final da viagem.

PARTE AÉREA PREVISTA

Cia. aérea: Emirates Airlines e outras congêneres.
Inscreva-se no plano de milhagens.

1. São Paulo/ Dubai
2. Dubai/ Jeddah
3. Manama/ Dubai
4. Dubai/ São Paulo
Emissão no Exterior:
1. Al Ula/ Riyadh

Os limites e a franquia de bagagem obedecem a critérios definidos conforme aeroportos e cias. aéreas envolvidas no programa. Solicite informações detalhadas no ato da reserva.

GARANTA SUA RESERVA AÉREA SEM DESGASTES

Inscreva-se na excursão com antecedência mínima de 90 dias para garantir seu lugar na viagem com tranquilidade.

ACOMPANHAMENTO DE GUIA BRASILEIRO

Acompanhamento de guia brasileiro desde o 1º dia no embarque até o 15º dia no desembarque no Brasil.

CARTÃO DE SEGURO E ASSISTÊNCIA IFASEG

Incluído Plano Internacional Mundial V150 até 64 anos, V100 Sênior de 65 a 85 anos e V250 Sênior de 86 a 95 anos. Seguros garantidos pela CHUBB SEGUROS BRASIL S/A registrada no CNPJ Nº 03.502.099/0001-18 e Processo SUSEP nº 15414.900439/2015-34. Por favor, consulte-nos sobre a cobertura e benefícios.

DOCUMENTAÇÃO

VISTOS (para portadores de passaporte brasileiro): Bahrain: Obtido na chegada.
Arábia Saudita: Visto necessário e obtido no Brasil. Consulte seu agente e ou despachante com antecedência.
PASSAPORTE BRASILEIRO: Validade mínima de 6 meses e mínimo de 3 páginas em branco para os carimbos de controle de imigração.

VACINAS

Certificado Internacional contra Febre Amarela (emitido no mínimo até 11 dias antes do embarque). Consulte seu despachante.

TESTE RT-PCR E PROTOCOLOS

Devido às constantes alterações, consulte seu agente de viagens no ato da compra da viagem para informações atualizadas.